Home DESTAQUE Brasileirão Série A: Coritiba fecha turno como time com mais expulsões; veja lista

Brasileirão Série A: Coritiba fecha turno como time com mais expulsões; veja lista

Time teve oito jogadores expulsos, um deles na vitória sobre o Cuiabá, na última segunda-feira; cartões são critério de desempate

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O Coritiba fechou o primeiro turno do Brasileirão Série A como o time com mais cartões vermelhos: foram oito, o último deles aplicado na 19ª e derradeira rodada do primeiro turno, na vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O atacante Thonny Anderson foi o “premiado” da vez. Ele entrou no jogo aos 22 minutos do segundo tempo, tomou o primeiro cartão aos 38, numa troca de empurrões que terminou com vários jogadores dos dois times advertidos, e aos 43 recebeu o segundo amarelo por deixar o braço no resto de um adversário. Foi a segunda expulsão do jogador, que já tinha recebido um vermelho na derrota para o Palmeiras.

O técnico Gustavo Morinigo admitiu o problema. “A gente sempre fala que é preciso começar com 11 e terminar com 11, mas às vezes acontecem situações de jogo e eles não se contêm”, lamentou o treinador. “Precisamos trabalhar melhor essa parte para não ficarmos com um a menos.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a tabela da CBF, Juventude e Cuiabá aparecem logo atrás do Coritiba, com sete cartões vermelhos, e apenas um time ainda não teve nenhum jogador expulso neste Brasileirão, o Atlético-MG.

Veja abaixo a lista de cartões por equipe:

Coritiba – 8
Cuiabá e Juventude – 7
Fluminense – 6
Red Bull Bragantino, Botafogo, América-MG e Fortaleza – 5
Internacional, Santos, Ceará e Avaí – 4
Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Goiás – 3
Athletico, Flamengo e Atlético-GO – 1
Atlético-MG – 0

Cartões podem até decidir o título

Vale lembrar que os cartões vermelhos e amarelos são critério de desempate para a classificação no Brasileirão, até mesmo para decisão do título, de vagas em competições sul-americanas ou na briga contra o rebaixamento.

PUBLICIDADE

Está no artigo 15 do regulamento, disponível do site da CBF:

PUBLICIDADE

“Em caso de empate em pontos ganhos entre 2 (dois) ou mais clubes ao final do CAMPEONATO, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo.
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto;
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.
§ 1º – Para efeito do quarto critério (confronto direto), considera-se o resultado dos jogos de ida e volta somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180 (cento e oitenta) minutos”.
§ 2º – No caso de empate entre mais de 2 (dois) clubes, não será considerado o quarto critério

No caso dos cartões amarelos, o Coritiba até que não está mal: com 51 advertências, é apenas o 11º na “classificação”. O time mais amarelado do Brasileirão até agora é o Goiás, com 65 cartões, seguido do Ceará, com 60. Na outra ponta, o líder Palmeiras aparece como time mais disciplinado, com apenas 38 advertências.

Better Collective