O vice-presidente de futebol do Flamengo abriu o jogo sobre diversos assuntos de mercado da bola em entrevista realizada nesta quinta-feira (7). Entre possíveis contratações e saídas, o dirigente falou sobre a baixa procura por reforços no futebol sul-americano. Contudo, porém, confirmou que chegou a negociar com alguns nomes recentemente.
Marcos Braz admitiu que o clube prefere buscar reforços na Europa, entretanto, negou qualquer tipo de problema com jogadores sul-americanos. De acordo com o vice rubro-negro, o modelo de negociação imposto por clubes da América do Sul dificulta as conversas. O dirigente chegou a citar o recente interesse por Enzo Fernández, do River Plate, que está de malas prontas para o Benfica.
— Um que a gente começou a consultar foi o Enzo Fernández. Quando eu vi quais eram os clubes que estavam na disputa, e conhecendo o mercado, nós saímos da negociação. A gente estava há muito tempo atrás do Enzo. Não tem nenhum problema com jogador sulamericano. Nós temos chileno, uruguaio. Não temos nenhum problema, mas quando você vai para o mercado europeu, você consegue dentro da negociação pagamento escalonado. No mercado sul-americano, você tem mais dificuldade, até pela necessidade dos clubes.
Braz revelou que o Flamengo chegou a fazer outras ofertas por jogadores sul-americanos, contudo, optou por não revelar nomes. Vale destacar, porém, que um dos atletas especulados recentemente foi o meio-campista argentino Agustín Martegani, do San Lorenzo.
— Fizemos proposta por um ou dois jogadores aqui na América do Sul. Não vou falar quais são os jogadores, mas não foi só pelo Enzo Fernández. Não temos nada contra negociação sul-americana aqui no continente.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJTcTB2VmNleiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Excesso de zagueiros no Flamengo:
Outro tema abordado durante a entrevista coletiva de Marcos Braz foi a quantidade de zagueiros no elenco rubro-negro. Ao todo, são sete jogadores para a posição: Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Pablo, David Luiz, Fabrício Bruno e o jovem Cleiton. A quantidade de defensores fazia mais sentido sob o comando de Paulo Sousa pelo esquema utilizado pelo português, entretanto, Dorival Júnior tem um estilo diferente. E o dirigente concorda e não descarta possíveis saídas durante a janela.
— De fato, a gente tem uma quantidade considerável de zagueiros. Nós tivemos problemas em relação as contusões e isso agora diminuiu. É claro que, com essa mudança tática, talvez não precisássemos dessa quantidade de zagueiros. Entretanto, estamos no começo da janela, podem ter propostas. Agora, conversando com o Dorival, a gente entende que serão muitos jogos, se Deus quiser, de Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. Talvez isso nos possibilite fazer um rodízio com o elenco.
Nos últimos dias, o zagueiro David Luiz foi um dos nomes especulados para deixar o Flamengo. O jogador estaria na mira da Inter de Milão, entretanto, desmentiu a informação. O defensor de 35 anos tem vínculo até o fim de dezembro, mas com uma cláusula que permite sua saída antes em caso de oferta vantajosa, por exemplo.
David Luiz se manifestou sobre uma possível saída do Flamengo nesta janela de transferência. pic.twitter.com/xLyIpCAOIg
— Venê Casagrande (@venecasagrande) July 3, 2022

