O Ceará faz história na Copa Sul-Americana 2022. Após bater o The Strongest nesta quarta-feira (6), por 3 a 0, pela primeira vez o Vozão está nas quartas de final do torneio continental. O feito é marcante na trajetória do time cearense em competições intercontinentais.
Isso porque, até aqui, o Ceará participou quatro vezes da Sul-Americana (e equivalentes). Em todas aparições, no entanto, não conseguiu passar da primeira fase do torneio e foi eliminado: em 1995 para o Corinthians, na então Copa Conmebol, em 2011 para o São Paulo na fase que antecede as oitavas de final, e em 2021, na fase de grupos.
Nesta temporada, porém, a história tem sido bem diferente. Não apenas pelo Vozão ter passado de fase, mas também pela trajetória maiúscula: teve a melhor campanha da fase de grupos, com seis vitórias em seis jogos disputados e, nas oitavas, venceu os jogos de ida e volta – 100% de aproveitamento.
Os números também são os melhores disparados: tem o ataque mais goleador da competição, com 22 gols anotados e ainda tem a melhor defesa, com dois gols sofridos. O time tem também um dos artilheiros da competição, o atacante Mendonza, com cinco tentos marcados.
🏁Ceará na Sul-Americana 2022
— Footstats I2A (@Footstats) July 7, 2022
🟩2×1 IND
🟩0X2 DGU
🟩0X2 GCA
🟩3X0 DGU
🟩6X0 GCA
🟩0X2 IND
🟩1X2 TST
🟩3X0 TST
100% de aproveitamento
22 gols marcados (2,75PJ)
2 gols sofridos (0,25PJ)
Ninguém para o Vozão! pic.twitter.com/bCNZsO45uM
Sequência do Ceará na Sul-Americana
O Vozão aguarda agora a definição de quem vai enfrentar nas quartas de final do torneio. De acordo com o chaveamento da Conmebol, o time pega o vencedor do confronto entre São Paulo e Universidad Católica, que será conhecido nesta quinta-feira (7), no Morumbi. Os paulistas ganharam o jogo da ida, no Chile, por 4 a 2, e tem a vantagem.

