Home Futebol Copa do Mundo: 5 curiosidades sobre a história do torneio

Copa do Mundo: 5 curiosidades sobre a história do torneio

O Torcedores.com traz algumas curiosidades sobre a história das Copas para você que aguarda o início da Copa do Catar

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.

2022 é ano de Copa do Mundo e o coração dos amantes do futebol já começa a acelerar com a aproximação da competição que acontecerá entre os meses de novembro e dezembro, no Catar. E o Brasil se prepara para ir ao torneio da FIFA embalado pela ótima campanha realizada nas Eliminatórias e com a expectativa de que desta vez virá o hexacampeonato. Mas para segurar a ansiedade, enquanto esperamos o Mundial começar, separamos algumas curiosidades sobre a histórias das Copas. Confira!

PUBLICIDADE

Gol mais rápido

O gol mais rápido de todas as competições aconteceu em 2002 na Copa do Mundo do Japão/Coreia do Sul, aos 11 segundos de jogo. O jogador turco Hakan Sukur marcou contra a seleção do país anfitrião (Japão).

Hakan, 50, atuava como centroavante e é um dos maiores ídolos da história do Galatasaray. Além disso, muitos consideram-no o maior jogador turco de todos os tempos.

PUBLICIDADE

Curiosamente, o ex-atacante rivalizou gol a gol com os brasileiros Ronaldo e Jardel o prêmio Chuteira de Ouro de 1996 a 1999, na briga pela artilharia do futebol europeu.

Maior artilheiro de uma única edição

O francês Just Fontaine é o maior artilheiro de uma mesma edição de Copa do Mundo e um dos mais importantes jogadores do futebol da França. Fontaine marcou 13 gols no Mundial de 1958 sediado pela Suécia.

Em 2005, a FFF (Federação Francesa de Futebol) homenageou Fonatine, de 88 anos, como o maior futebolista francês dos últimos 50 anos.

Maior artilheiro de todas as Copas

O jogador alemão Miroslav Klose se consagrou como o maior artilheiro de todos os tempos na história da Copa. Ele marcou 16 gols em Mundiais, no quais participou entre os anos de 2002 a 2014.

PUBLICIDADE

Klose nasceu na Polônia, mas se naturalizou alemão. Ele começou a jogar pela Alemanha em 2001, sendo o artilheiro da Copa de 2006, com 5 gols, e foi premiado naquela edição pela Fifa com a Chuteira de Ouro.

Cabe ressaltar que o alemão já havia marcado 5 gols na Copa de 2002, e em 2014, chegou a marcar diante do Brasil, no fatídico 7 a 1, no Mineirão.

Roubo de troféus

O troféu do Mundial foi roubado duas vezes, em 1966 e 1983. O primeiro foi recuperado, já na segunda ocasião o troféu que seria do Brasil, nunca foi encontrado.

A Taça Jules Rimet, que roubaram em 83, foi o troféu ganho pelo Brasil na Copa do Mundo de 1970, do México. O roubo, portanto, aconteceu na noite do dia 19 de dezembro daquele ano, no prédio da CBF na Rua da Alfândega, 70, no centro do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Curiosamente, a troféu roubado em 1966, em Londres, foi justamente a Taça Jules Rimet. No entanto, encontraram-na dias depois.

Jogador mais velho a participar da Copa do Mundo

Aos 45 anos e 5 meses, o goleiro egípcio Essam El-Hadary foi o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo.

Na Copa da Rússia de 2018, El-Hadary foi a campo na terceira partida da seleção do Egito. Na ocasião, ele tinha 45 anos e 161 dias bateu o recorde de jogador mais velho a participar do torneio da Fifa.

Além disso, neste mesmo confronto, o egípcio defendeu um pênalti. Sendo assim, ele se tornou também o arqueiro mais velho a parar uma cobrança de penalidade máxima na história das Copas.

PUBLICIDADE