Ao contrário do que pensam muitos torcedores, o Corinthians ainda não fez uso da “cláusula de guerra” no repatriamento de jogadores que estavam jogando na Rússia e na Ucrânia. Portanto, segundo apuração feita pelo site Meu Timão, a equipe ainda pode utilizar a cláusula para se reforçar. Um dos principais nomes cotados para essa chegada é o do zagueiro paraguaio Balbuena.
Atualmente, o Timão conta com três jogadores contratados dos países Rússia e Ucrânia, que travam uma guerra armada em território europeu. Porém, os dirigentes não utilizaram a cláusula disponibilizada pela FIFA para os negócios com com Júnior Moraes, Maycon e Yuri Alberto.
O centroavante Júnior Moraes, por exemplo, rescindiu seu contrato com o Shakthtar e negociou um vínculo com o Corinthians até o final de 2023. Já Maycon foi emprestado pelo mesmo clube ucraniano até o final desta temporada brasileira. O mesmo vale para Yuri Alberto, que pertence ao Zenit, mas foi cedido até metade de 2023 em troca de Ivan e Gustavo Mantuan.
Por isso, o Corinthians estuda outros nomes viáveis no mercado da guerra e quer utilizar o benefício dado pela FIFA para a facilitação das transferências. Fabián Balbuena, que pertence ao Dinamo Moscou, solicitou a liberação do clube russo até a metade de 2023. Logo, o acerto com o Timão está completamente facilitado. A ideia é que anúncio possa ser feito nos próximos dias, tão logo toda a burocracia seja resolvida.
A volta do xerifão ao Corinthians com a “cláusula de guerra”
Balbuena voltará ao Timão depois de quatro anos fora do clube. Desde então, desfilou seu futebol pela Premier League, quando defendeu o West Ham United. Só deixou a Inglaterra quando surgiu a oportunidade na Rússia.
Na atual temporada, teve 31 jogos como titular, passando 12 deles sem que seu time sofresse gol. Balbuena deseja, porém, fugir da zona de conflito.

