O final de semana do futebol europeu foi extremamente movimentado principalmente depois que o jornal “The Times” divulgou inicialmente que Cristiano Ronaldo tomou a decisão de deixar o Manchester United.
A informação (confirmada posteriormente por diversos veículos europeus) consiste que CR7 deseja estar em um clube competitivo que tenha reais condições de disputar títulos na próxima temporada.
Além de não participar da próxima temporada da UEFA Champions League (pelo fato de ter encerrado a última Premier League em 6º lugar), Cristiano Ronaldo também entende que os Red Devils não lutarão pelo título do Campeonato Inglês em 2022/23.
Por conta disso, o atacante de 37 anos requisitou a liberação para deixar o Manchester United, caso uma proposta seja feita ao clube. De acordo com o jornal The Athletic UK, três clubes já entraram em contato nos últimos dias para consultar a situação do atacante: Bayern de Munique, Napoli e Chelsea.
Cristiano Ronaldo possui contrato com o Manchester United até junho de 2023. Os valores divulgados pelo clube na contratação apontam que CR7 recebe 15 milhões de libras (aproximadamente R$97 milhões) por temporada, torando uma possível contratação complicada neste momento devido à proximidade com a pré-temporada.
Chelsea deu o primeiro passo para a contratação
Apesar disso, um clube surge como favorito na negociação com CR7. O Chelsea, sob comando do proprietário norte-americano Todd Boehly, tomou a primeira iniciativa no final de junho, quando o novo dono do clube inglês promoveu uma reunião com Jorge Mendes, empresário do artilheiro português.
Cabe ressaltar que a equipe comandada por Thomas Tuchel está se movimentando consideravelmente no mercado de transferências com chegadas e saídas. Mas ainda resta uma posição no ataque pois Romelu Lukaku retornou para a Inter de Milão, além da possibilidade da negociação de Ziyech e Pulisic.
Por fim, um cenário permite apontar que Cristiano Ronaldo possa estar na mesma lista de contratações no Chelsea do que o brasileiro Neymar, que acabou renovando com o PSG até junho de 2027 devido à cláusula de renovação automática ativada no dia 1º de julho deste ano. No entanto, informações da imprensa francesa afirmam que o clube não está satisfeito com a presença do brasileiro no elenco.
Bayern de Munique surge por fora na disputa
Considerando que o Chelsea surge como favorito, o Bayern de Munique aparece nesta situação como outro grande candidato para uma possível contratação de CR7.
Os bávaros estão desconfortáveis por estarem cada vez mais distantes de um novo título da Champions League, e a provável saída de Robert Lewandowski fará com que o o Bayern aposte em uma reposição de grande nível.
Sadio Mané foi visto como uma contratação de impacto, mas o clube ainda tenta a renovação de Gnabry para manter o elenco competitivo, além de uma contratação de impacto para a temporada 2022/23, algo que ainda não ocorreu até o momento.
Valor de Cristiano Ronaldo dificulta negócio com outros gigantes
Como citado anteriormente, é difícil pensar que clubes grandes do futebol europeu estarão correndo para tentar fechar com o artilheiro devido ao alto custo. Clubes gigantes da Premier League como Manchester City, Liverpool, Arsenal e Tottenham, não estão pensando em gastar muito dinheiro neste momento.
A situação ficou ainda mais difícil para CR7 depois que os dois melhores times da Inglaterra no momento já acertaram suas contratações de impacto: Erling Haaland acertou com o Manchester City e Darwin Núñez desembarcou no Liverpool.
Além disso, devido à atual realidade financeira, clubes importantes como Barcelona, Juventus, Inter de Milão e Milan acabam ficando de fora desta disputa.
Um retorno para o Real Madrid é improvável devido à situação do atual elenco campeão de La Liga e da UEFA Champions League. Vinícius Júnior renovou com a equipe comandada por Carlo Ancelotti por mais quatro temporadas, e a divisão do protagonismo com Benzema é visto como cenário fundamental para o clube no momento.
Por fim, o Paris-Saint Germain acabou sendo apontado como uma outra possibilidade, apesar da imprensa inglesa garantir que o PSG não abrirá negociações com Cristiano Ronaldo no momento. Apesar disso, o clube que conta com Neymar, Mbappé e Lionel Messi pode acabar mudando de ideia e apostar na contratação.
Na semana que se inicia nesta segunda-feira (4), é provável que teremos novidades importantes relacionadas à Cristiano Ronaldo e o seu futuro no futebol mundial.

