Com contrato até 2024 com o Cruzeiro, o atacante Zé Eduardo não deve permanecer no clube. O jogador, que estava emprestado ao América-RN, teria recebido uma proposta do Leixões, da segunda divisão de Portugal, e, em comum acordo, teria acertado a rescisão de forma amigável com a Raposa.
A informação é do site ‘ge’. De acordo com a apuração do veículo de imprensa, o Cruzeiro não manteve percentual sobre os direitos do jogador e o liberou de graça para acertar com o time português. Isso porque, apesar de emprestado ao Mecão, a Raposa ainda teria a obrigação de pagar parte do seu salário.
Centroavante Zé Eduardo rescindindo amigavelmente o contrato com o Cruzeiro e segue em definitivo pro Leixões, da 2ª Divisão em Portugal. Vínculo com o Cruzeiro iria até janeiro de 2024 #CanalSamuelVenâncio
— Samuel Venâncio™ (@samuelvenancio) July 9, 2022
Com isso, o Cruzeiro deixará de ter a obrigação de arcar com seus vencimentos e, caso Zé Eduardo se destaque no exterior, o clube poderá acionar o mecanismo de solidariedade da Fifa para ter direito a um percentual da venda. O jogador, por sua vez, poderá negociar seus direitos diretamente com o time português.
Cria da base da Raposa, o atacante não teve muitas oportunidades com a camisa celeste. Ele fez apenas um jogo, em 2020, ainda sob o comando de Ney Franco, pela Série B. No ano passado, o atleta chegou a ficar afastado por seis meses após exames que detectaram uma alteração na frequência cardíaca.
Atritos com o Cruzeiro
O clube não comunicou de forma oficial, mas um dos motivos que teriam levado a rescisão de contrato com Zé Eduardo sem nenhuma compensação financeira (além da desobrigação de pagar os salários) foi por conta de um episódio ainda em 2020, quando o jogador entrou na justiça pedindo a quebra do vínculo com o time mineiro alegando salários atrasados e cobrando esses direitos. Um acordo teria sido feito para a retirada da ação judicial, porém, desde então, ele não atuou mais com a camisa da Raposa.

