O empate por 1×1 fora de casa diante do Brusque, nesta terça-feira, levantou novas críticas ao futebol do Grêmio. Porém, o time segue se estabilizando no G-4, em 4° com 33 pontos, contra 41 do líder, Cruzeiro, que ainda joga na rodada fora de casa diante do CSA. O título, mesmo que timidamente, já é comentado nos corredores da Arena como um dos objetivos.
Na avaliação do comentarista da Rádio Gaúcha e RSBTV, Diogo Olivier, no entanto, o título da Série B é “quase inútil” para o Grêmio, apesar de fazer o time entrar direto na terceira fase da Copa do Brasil. Este foi o contexto da sua coluna escrita para o portal GZH.
“Levanto a questão do título da Série B porque não vejo no Grêmio a meta de buscar o Cruzeiro, a não ser tê-lo como objeto de perseguição para não correr risco de sair do G-4. O objetivo é subir, em quarto ou primeiro lugar. Tanto faz”, comentou, antes de se aprofundar:
“Ser campeão faz tanto sentido quanto ser quarto. É um título quase inútil. Não duvido, e entendo até vai acontecer, de o Grêmio subir com rodadas de antecedência e perder o foco, deliberadamente ou não. Exemplos: antecipar férias e já aproveitar para dar chance aos mais jovens”.
Para Olivier, há até um certo “constrangimento” em ficar com o troféu de um campeonato que é de segunda classe:
“E tem também o constrangimento de ostentar uma taça de segunda classe. Como é quase impossível buscar o Cruzeiro, será como diz aquela canção da Marisa Monte: ‘Estou aqui de passagem/Esse mundo não é meu'”.
Próximo jogo do Grêmio na Série B
Com as possíveis estreias de Lucas Leiva, Guilherme e Thaciano, o Grêmio volta a jogar no sábado (23), 16h30, diante da Ponte Preta, na Arena.

