Home Futebol Ex-dirigente do Grêmio responde se Renato mandava no clube e admite que “humor” do treinador variava

Ex-dirigente do Grêmio responde se Renato mandava no clube e admite que “humor” do treinador variava

André Zanotta, ex-dirigente do Grêmio, conversou com o jornalista Vagner Martins e falou sobre a postura de Renato; saiba mais

Eduardo Caspary
Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Por dois anos consecutivos, o executivo de futebol André Zanotta conviveu diariamente com Renato Portaluppi trabalhando em prol do Grêmio. Tempo suficiente para que o hoje diretor do FC Dallas, dos Estados Unidos, negue a tese de que o treinador tivesse “superpoderes” ou as “chaves do CT” no clube.

PUBLICIDADE

Zanotta, ao jornalista Vagner Martins, confirmou que Renato tinha algumas variações de humor, mas que, com o tempo, passou a saber “ler” bem o treinador:

“Eu entrei no clube sabendo o que o Renato representa para o Grêmio. Já vinha um ambiente vencedor e eu sabia o meu papel para facilitar o ambiente da melhor forma. O Renato é um cara muito exigente com todos e eu aprendi a ler ele bem. O humor dele muda, varia e eu conseguia ver a melhor forma de abordar para um determinado assunto. Mas, em geral, é um cara que eu aprendi muito. Foi importante para eu crescer no meu trabalho”, disse Zanotta.

PUBLICIDADE

Lealdade de Renato

Um outro ponto de destaque observado por Zanotta foi a “lealdade” sempre demonstrada por Renato principalmente com a direção, sem jamais deixar “recados” via imprensa:

“Eu vejo muitos comentários assim. Mas o Renato tinha a autonomia dentro do que competia ao treinador. Já trabalhei com grandes treinadores e eu o Renato tinha uma lealdade muito grande com a direção. Dificilmente ia pra coletiva contrariar a direção. Tivemos várias reuniões e discordávamos dentro de quatro paredes. E ele não ia depois pra coletiva falar disso. Já vi outros fazerem diferente. Ele tinha uma força muito grande, isso é inegável. Mas dizer que ele tinha a chave para ele fazer o que ele queria, não. A decisão final era do presidente”, acrescentou.

Confira como foi a entrevista: