O Flamengo garantiu a vaga nas quartas de final da Libertadores nesta quarta-feira (6) ao derrotar o Tolima por 7 a 1 no estádio do Maracanã. Porém, a equipe rubro-negra já vira a chavinha e agora pensa nos duelos contra o Corinthians pelo Brasileirão e contra o Atlético Mineiro, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.
Em entrevista coletiva após a goleada, o técnico Dorival Júnior falou da dificuldade da próxima sequência do Flamengo e disse que não pensa neste momento nas quartas de final da Libertadores.
“No futebol, o céu e o inferno têm só um palmo de distância. Não podemos pensar além do nosso próximo compromisso e esse será pelo Brasileiro. Não temos o direito de pensar em uma situação ali na frente. O torcedor, sim. Nós, profissionais, não”, destacou o técnico do Flamengo.
“O nosso próximo compromisso será dificílimo (contra o Corinthians, pelo Brasileirão). Desde que aqui cheguei, temos feito mais jogos fora do que dentro do Maracanã. Será uma partida fundamental para continuarmos lutando por uma aproximação no grupo da frente”, disse Dorival.
O adversário na próxima fase da Libertadores será o Corinthians, justamente o rival deste fim de semana. Dorival Júnior projetou dois grandes jogos contra o clube alvinegro.
“Tem tudo para ser realmente dois grandes jogos. Nós, com certeza, estaremos em uma outra situação, um outro momento. A equipe está ganhando corpo, acreditando mais, e isso é importante. Ainda está cedo, estamos em um processo de recuperação, não está consolidado, e temos que ter muito cuidado”, comentou o técnico do Flamengo.
“No próprio Campeonato Brasileiro, o nível de exigência e o que deixamos de fazer lá atrás nos faz pagar um preço alto para que consigamos chegar nas primeiras colocações. Para que isso aconteça, precisamos de regularidade. E essa regularidade passa muito por essa percepção dos jogadores na participação efetiva na retomada de bola para que tenhamos posse e possamos fazer o que sabemos de melhor”, destacou Dorival Júnior.
Dorival exalta Pedro, criticado recentemente pela torcida
O atacante Pedro foi o grande nome da goleada do Flamengo sobre o Tolima. O jogador marcou quatro gols no duelo e voltou a ser elogiado pelos torcedores nas redes sociais. Mais recentemente, o centroavante chegou a receber críticas pelo futebol apresentado.
Dorival valorizou a dupla de Pedro com Gabigol. “São jogadores de altíssimo nível, e jogadores desse nível se entendem. O que precisamos é a consciência de que não poderão apenas participar das ações de ataque, mas em muitos momentos das ações de defesa”, disse.
“Quando vim para o Flamengo, tinha isso na minha cabeça, de que com certeza Pedro e Gabriel jogariam. Tive Gabriel no Santos com Ricardo Oliveira. Por que não com o Pedro? É uma questão de participação e conscientização de cada um. Cumprindo funções, eles poderão fazer o que bem entendam”, destacou o comandante.

