Home Futebol Flamengo e prefeitura dão passo importante sobre construção de estádio na Barra

Flamengo e prefeitura dão passo importante sobre construção de estádio na Barra

O sonho do estádio próprio do Mengão tem avanço nas negociações entre prefeito do Rio e diretoria do clube, e pode se tornar uma realidade

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.
PUBLICIDADE

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, saíram satisfeitos de reunião. O encontro teve como objetivo as tratativas sobre a construção de estádio próprio do Rubro-Negro, na Barra da Tijuca.

A reunião, entre as partes, aconteceu neste domingo (5); e marcou, portanto, o primeiro encontro para debater a respeito do assunto. Desta maneira, os envolvidos saíram satisfeitos com o rumo das conversas.

Rodolfo Landim, por sua vez, aproveitou a oportunidade para falar sobre os terrenos que o Fla pretende visitar. E, desta forma, entender todo o cenário para a construção da nova casa do Mengão.

PUBLICIDADE

Por outro lado, Paes se mostrou aberto e disposto a colaborar, no que estiver a seu alcance, para a realização do sonho rubro-negro.

A possibilidade da construção do estádio do Flamengo em debate, na reunião, tratou o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, como a principal opção para a localização. Contudo, segundo O Globo, após o tema se tornar público, Eduardo Paes anunciou que o terreno é privado. “Alegou que a ele caberia dar a autorização da construção da estrutura, o que ele não se oporia. E isso se confirmou nas conversas.”

Debate do Flamengo com o governo federal

O terreno da Barra pertence ao governo e a empresas privadas. Conquanto, o Flamengo pretende abrir conversas diretamente com o Planalto. Contudo, a diretoria entende que não haverá dificuldade com as negociações com o governo, em Brasília.

Após o aval da prefeitura do Rio, o Mengão irá agora buscar a viabilidade financeira para tocar o projeto. Além disso, visa dialogar com empresas para angariar apoio na construção do sonhado estádio próprio.

PUBLICIDADE

Demais áreas

Além do Parque Olímpico, o Fla analisa o terreno do parque Terra Encantada, também na Barra da Tijuca, entre outras áreas da Zona Oeste do Rio.

Após análise na planta do Parque Olímpico, o estádio rubro-negro seria, portanto, construído onde estava o parque aquático, segundo O Globo. Área a qual que se encontra vazia e situa do lado oposto às arenas e velódromo. No entanto, para dar andamento, o Mengão precisará negociar com a concessionária Rio Mais, à qual o terreno pertence. Por outro lado, há um desejo antigo, por parte da empresa, de passar o espaço para frente.

Cabe ressaltar que, ao todo, o Parque Olímpico pertence a cinco entidades: governo federal, Prefeitura do Rio de Janeiro, concessionária Rio Mais, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a GL Events.

PUBLICIDADE