Na noite desta quarta (27), o Flamengo recebe o Athletico no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 21h30, em duelo válido pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
A segunda e decisiva partida está programada para acontecer daqui a três semanas, no dia 17 de agosto, também às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Em caso de igualdade no placar agregado depois de 180 minutos, a vaga para a fase semifinal será decidida nas cobranças de pênaltis.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzYnVxVWE5QiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A Copa do Brasil é a competição mais rentável para os clubes no calendário da temporada.
Quem avançar à penúltima etapa do torneio receberá R$ 8 milhões a mais em premiação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O campeão, que será conhecido no mês de outubro, poderá embolsar aproximadamente R$ 80 milhões.
Flamengo e Athletico já disputaram 70 jogos
Segundo o site “O Gol”, o duelo rubro-negro já foi realizado em 70 oportunidades, sendo 53 vezes pelo Campeonato Brasileiro, oito partidas pela Copa do Brasil e dois confrontos pela Copa Libertadores da América.
Os dois clubes ainda estiveram frente a frente pelas seguintes competições: Copa Sul-Americana (duas vezes), Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão” (duas), mais Supercopa do Brasil, Copa dos Campeões e Primeira Liga (uma vez).
E o retrospecto se mostra totalmente equilibrado, com vantagem mínima para o Flamengo que venceu uma partida a mais: foram 27 vitórias do time carioca contra 26 triunfos da equipe paranaense, mais 17 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Flamengo x Athletico: saldo de gols e maiores goleadas
Até mesmo no saldo de gols a disputa é acirrada e, neste quesito, o Athletico leva a melhor ao balançar as redes 89 vezes e ter sido vazado em 86, acumulando um saldo positivo de três tentos.
O marcador mais elástico a favor do Flamengo é de 3 x 0 e aconteceu em quatro ocasiões, pelo Brasileirão de 1983, 2004 e 2021 e na Supercopa do Brasil de 2020.
Já o Furacão aplicou a maior goleada diante do Rubro-Negro carioca há 21 anos, pelo Brasileirão de 2001, competição em que sagrou-se campeão. Em casa, superou o Flamengo pelo placar de 4 x 0.
Como mandante, Athletico tem ampla vantagem
Na condição de mandante, o Flamengo recebeu o Athletico em 31 confrontos e saiu vitorioso em 11 jogos, mais sete derrotas e três empates.
Do outro lado, o Athletico entrou em campo 37 vezes jogando em casa diante dos cariocas e a vantagem é amplamente favorável: foram 19 triunfos do time paranaense, 14 empates e apenas quatro vitórias do Flamengo.
Flamengo x Athletico: o primeiro e o último jogo
O primeiro duelo rubro-negro entre Flamengo e Athletico aconteceu em Curitiba no dia 20 de novembro de 1968, pela primeira rodada do Grupo A do “Robertão”, e acabou empatado em 1 x 1, com gols de Gildo para os donos da casa e de Dionísio a favor dos visitantes.
A última vez em que os dois clubes se enfrentaram foi pela terceira rodada do Brasileirão Série A deste ano, em jogo realizado no dia 23 de abril também em Curitiba, na Arena da Baixada.
O confronto terminou com vitória do Athletico por 1 x 0. O meia-atacante uruguaio David Terans assinalou o único gol da partida, em cobrança de pênalti, aos 32 minutos do primeiro tempo.
Flamengo x Athletico na Copa do Brasil
Pela competição nacional, foram oito encontros entre os dois rubro-negros.
O Flamengo foi vencedor em três jogos, enquanto o Athletico triunfou uma vez, além de mais quatro empates.
Cada equipe disputou quatro partidas em casa e o time carioca balançou as redes uma vez a mais: 11 x 10.
Flamengo e Athletico se enfrentaram pela última vez na Copa do Brasil na edição do ano passado, no estádio do Maracanã, pelo jogo de volta da fase semifinal, e o Furacão venceu por 3 x 0, com gols de Nikão (duas vezes) e Zé Ivaldo.
Como o primeiro duelo em Curitiba terminou empatado em 2 x 2, o Athletico superou o adversário carioca na contagem final por 5 x 2 e se classificou às finais diante do Atlético-MG, que conquistou o título.
Copa do Brasil: saiba quem apita os jogos de ida das quartas de final – https://t.co/9KjBDSyjiP
— Torcedores.com (@Torcedorescom) July 27, 2022

