No GP da Áustria de 2000, Luciano Burti realizou sua estreia na Fórmula 1 pela Jaguar. O brasileiro substituiu o piloto irlandês, Eddie Irvine que na ocasião estava doente.
Burti foi o 21° no classificatório e terminou o grande prêmio da Áustria em 11°, após largar dos boxes. A etapa foi a única que o brasileiro realizou na temporada de 2000.
Em 2001, Luciano Burti largou em 13 corridas e conseguiu por duas oportunidades a oitava posição. Além da Jaguar, o piloto brasileiro correu também pela extinta equipe Prost, ambas consideradas equipes de baixo desempenho. Pela Ferrari, Burti foi piloto de teste da equipe italiana.
“Quando apareceu a Ferrari foi um negócio fantástico, a oportunidade de continuar na Fórmula 1, e foi ali que fui aprender o que era a Fórmula 1.” Disse o atual comentarista.
Após a breve passagem pela Fórmula 1, Luciano migrou para Stock Car e permaneceu na categoria por 13 anos.
Atualmente, o ex-piloto é conhecido por ser um dos principais comentaristas de automobilismo da Rede Globo, desde 2004. Burti era comentarista principal ao lado de Reginaldo Leme, quando as transmissões eram realizadas na emissora.
Grave acidente em Spa-Francorchamps
Correndo pela Prost, Luciano Burti sofreu um grave acidente no GP de Spa, da Bélgica. Após ser fechado por Eddie Irvine, o brasileiro bateu forte sobre a barreira de pneus.
“Uma baita pancada, uma das mais fortes que vi alguém ter na F1. Fiquei bem debilitado fisicamente e emocionalmente. Tive concussão cerebral, hemorragia cerebral. Fiquei muito frágil”. Relatou Luciano Burti em entrevista ao GE.
O GP da Áustria neste domingo (10), às 10h, no horário de Brasília.

