Home Automobilismo Fórmula 1: Red Bull culpa Leclerc por Verstappen fora da pole em Silverstone

Fórmula 1: Red Bull culpa Leclerc por Verstappen fora da pole em Silverstone

Atual campeão da Fórmula 1, o holandês Max Verstappen dominou maior parte dos treinos deste sábado, mas não cravou a pole position para o GP de Silverstone

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Max Verstappen dominou, mas não levou. Neste sábado (2), o holandês cravou o melhor tempo da terceira sessão de treino livre para o GP de Silverstone e também foi primeiro lugar no Q1 e Q2 no treino de classificação.

PUBLICIDADE

No entanto, no Q3, a hora mais decisiva, o holandês acabou superado por Carlos Sainz. Com isso, ele vai largar a corrida em segundo lugar.

Após a realização do treino, o chefe da Red Bull Racing (RBR), Christian Horner, citou Charles Leclerc para explicar o resultado.

PUBLICIDADE

De acordo com o dirigente, o piloto da Ferrari protagonizou um pequeno acidente, o que resultou em bandeira amarela e numa consequente redução de velocidade por parte de Verstappen.

“Charles teve o que pareceu ser metade de uma rodada. Max tirou o pé por conta da bandeira amarela e acho que abriu mão de três ou quatro décimos por isso”, avaliou.

Horner também elogiou Sainz pela pole conquistada. Esta é a primeira vez que o espanhol termina um treino de classificação com o melhor tempo. Ele teve que disputar 149 corridas para conseguir tal feito.

“Parabéns para Carlos. Ele sempre foi um demônio em condições molhadas de pista. Quando foi nosso piloto da base, sempre se mostrou muito forte com chuva”, reconheceu.

PUBLICIDADE

Horner ainda destacou o resultado obtido por Sérgio ‘Checo’ Pérez. “Estou muito feliz que estamos na primeira fila, com Checo no topo também, na segunda fila”, prosseguiu o dirigente.

Verstappen roda, mas retoma controle do carro

Apesar da bandeira amarela citada por Horner, o Q3 foi marcado por erros cometidos pelo próprio Max Verstappen. Em uma das voltas, o carro guiado pelo holandês deu um giro de 360 graus.

O atual campeão da Fórmula 1 esbanjou habilidade e conseguiu, rapidamente, retomar o controle do veículo.

“(Verstappen) não perdeu nenhuma volta, mas teve um momento em que ele deu um giro. No fim, perdeu somente dois segundos por conta disso, ao cruzar a linha de chegada”, disse.

“Pareceu sob controle, mas não era parte do plano. Max gosta de achar o limite. Foi apenas uma pena que ele não conseguiu encaixar a última volta”, lamentou Horner.

PUBLICIDADE

“Ainda assim, terminar na primeira fila depois de um treino complicado é um bom lugar para se estar”, finalizou.

A próxima corrida da temporada 2022 da Fórmula 1 está marcada para ocorrer neste domingo (3). O GP de Silverstone começa a partir das 11h e será transmitido pelo canal TV Band.