A saída de Benítez rumo ao América-MG promete ser o primeiro movimento da direção do Grêmio para a diminuição da folha de pagamento. Agora, os gremistas trabalham para liberarem mais dois atletas e eles já possuem interessados.
Lucas Silva puxa a fila. O volante de 29 anos ainda tem o status de ex-Real Madrid, o que contribui para seduzir mercados periféricos. De acordo com as informações colhidas nos bastidores, clubes do Oriente e da Turquia sondaram recentemente a situação do atleta. O futebol dos Estados Unidos também é opção. Contudo, é preciso que o jogador esteja disposto a conversar para que um negócio possa ser costurado. O contrato dele com o Grêmio vai até dezembro de 2023.
Thiago Santos também vive a mesma situação. Entretanto, aos 31 anos, sua qualificação no mercado é mais baixa e pouco reconhecida. No início do ano, o mercado da MLS, onde já teve passagem, chegou a abordar o atleta, mas a direção do Grêmio, orientada pelo técnico Roger que recém chegava no clube, recusou a transação. Agora, os únicos clubes interessados são da parte de baixo da tabela da Série A. Até aqui, apenas sondagens. O principal clube é o América-MG.
A intenção da direção é repassar os jogadores. Ainda não há um posicionamento firme sobre as duas liberações imediatas. Afinal, são atletas da mesma função e caso saíssem juntos poderiam enfraquecer o sistema de meio-campo do Grêmio. Por isso, tudo será feito com o aval de Roger Machado. Lucas Silva e Thiago Santos não são bem avaliados pelos torcedores.

