A Inglaterra conquistou pela primeira vez a Eurocopa feminina neste domingo, ao vencer a Alemanha por 2 a 1 na prorrogação, em jogo disputado no Estádio de Wembley. Cerca de um ano depois de perder a Euro masculina em casa, os mais de 87 mil torcedores presentes foram à loucura com o triunfo das “Leoas”.
As duas seleções chegaram à decisão com campanhas perfeitas: cinco vitórias, contando fase de classificação, quartas de final e semifinais. As inglesas tinham feito 20 gols e sofrido um, enquanto as alemãs tinham 13 gols pró e um contra.
O jogo foi bastante equilibrado e disputado, com chances para os dois times, mas também com muita tensão no ar. Empurrada pela torcida, a Inglaterra saiu na frente com gol de Ella Toone, aos 17 minutos do segundo tempo, mas a Alemanha chegou ao empate aos 34 minutos, com Lina Magull. O jogo seguiu tenso, e, sem mais chances, foi para a prorrogação.
No tempo extra, a Inglaterra conseguiu marcar na melhor tradição inglesa: a bola na área. Só que não foi pelo alto: depois de cobrança de escanteio, houve um bate-rebate e a bola sobrou para Chloe Kelly, caída, empurrar para o gol, aos 5 minutos do segundo tempo.
Depois do gol, a Inglaterra conseguiu truncar de vez a partida e evitar maiores chances alemãs, cozinhando o jogo até o apito final e podendo enfim celebrar o primeiro título de Eurocopa.
Rumo à Copa do Mundo de 2023
As duas seleções ainda buscam vaga para a Copa do Mundo de 2022, já que na Europa a seleção é feita por Eliminatórias, embora a classificação de ambas esteja bem próxima. A Inglaterra lidera o Grupo D com 24 pontos em oito jogos e só precisa de um empate para formalizar a classificação.
Com 68 gols marcados, a Inglaterra chegou a fazer 20 a 0 na Letônia e 10 a 0 na Macedônia do Norte, e volta a campo em 3 de setembro, contra a Áustria, em Viena.
A Alemanha tem 21 pontos em oito rodadas no Grupo H, e se classifica com uma vitória simples sobre a Turquia, em Bursa, também no dia 3 de setembro. Apenas o campeão de cada grupo se classifica, e os vices vão para a repescagem.

