| ING | 2-1 | ALE |
|---|
Na maior decisão da história do futebol europeu feminino, a Inglaterra superou a Alemanha por 2 a 1neste domingo (31) e conquistou o título da UEFA Euro 2022 em pleno estádio de Wembley com mais de 87 mil pessoas presentes, recorde de público em competições europeias.
O primeiro tempo da decisão terminou sem gols, mas as duas seleções criaram bons lances no campo ofensivo, parando nas goleiras que conseguiram corresponder bem.
Frohms teve que sair da pequena área para defender um chute firme de White logo no início do jogo. A atacante também conseguiu levar perigo em um chute perigoso por cima do gol.
Do outro lado, Lucy Bronze conseguiu um bloqueio fundamental para impedir o gol de Dabritz em lance de enorme perigo a favor da Alemanha. Willamson também foi exigida para evitar o chute de Hegering à curta distância.
O início do segundo tempo foi movimentado e a Alemanha conseguiu as melhores chances. Aos 5′, Wassmuth escorou na medida para Magull no meio da área, e o chute da atacante passou ao lado da trave.
Mas quem conseguiu abrir o placar foi Toone, com um verdadeiro golaço. Logo após substituir Kirby, a atacante aproveitou-se da enorme falha defensiva no sistema defensivo da Alemanha e encobriu a goleira com um tapa sensacional na bola.
O clima de Wembley era de enorme festa com o placar aberto pela Inglaterra, mas as alemãs pressionaram e conseguiram o gol de empate aos 24 minutos. Magull recebeu bola escorada por Wassmuth e conseguiu chegar na frente de Williamson, girando em cima da marcação para bater firme e empatar o jogo.
Assim como fora das quatro linhas, o clima de tensão tomou conta da reta final com as duas equipes não conseguindo mais criar chances de perigo, apesar da maior parte da posse ter sido controlada pela Alemanha.
As alemãs tiveram a chance final do tempo regulamentar aos 49 minutos do segundo tempo. Magull levantou na área, mas Williamson cortou e a decisão foi para a prorrogação.
No primeiro tempo extra, a seleção inglesa acabou ficando sem o controle da posse, e a Alemanha conseguiu sempre ameaçar lances de maior perigo. Porém, a Inglaterra conseguiu reagir no segundo tempo extra e chegou ao gol do título.
Aos 5′ do segundo tempo extra, Kelly conseguiu aproveitar o rebote da goleira Frohms após tentativa de finalização de Lucy Bronze em um verdadeiro bate-rebate dentro da área, entrando para a história com o gol do título.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 2-1 ALEMANHA
Data: 31/07/2022, 13:00
Estádio: Wembley Stadium
Gols: 1T 17′ Toone (ING); 2T 24′ Magull (ALE); 2T 5′ Kelly (ING)
Substituições – Inglaterra: Toone (Kirby); Russo (E.White); Kelly (Mead); Greenwood (Daly); Scott (Stanway); Parris (Hemp)
Substituições – Alemanha: Wassmuth (Brand); Anyomi (Schuller); Lohmann (Dabritz); Dallmann (Magull); Doorsoun (Hegering); Lattwein (Rauch)
Inglaterra (4-2-3-1): Mary Earps; Lucy Bronze, Millie Bright, Leah Williamson, Rachel Daly; Georgia Stanway, Keira Walsh; Beth Mead, Fran Kirby, Lauren Hemp; Ellen White.
Alemanha (4-3-3): Merle Frohms; Guilia Gwinn, Kathrin Hendrich, Marina Hegering, Felicitas Rauch; Lina Magull, Lena Oberdorf, Sara Dabritz; Svenja Huth, Lea Schuller, Jule Brand.

