Pensando no futuro, o Internacional se articula nos bastidores para garantir a permanência de Mano Menezes até dezembro de 2023. Contratado em abril, o técnico tem acumulado bons resultados na Copa Sul-Americana e na Série A do Campeonato Brasileiro.
O Torcedores.com apurou que o presidente Alessandro Barcellos procurou o treinador para prorrogar o vínculo até o fim da próxima temporada. Desde então, as partes conversam a fim de chegar a um denominador comum.
As conversas foram iniciadas no último dia 5, logo após a goleada do Internacional por 4 a1 sobre o Colo-Colo, no Arena Beira-Rio, pela Copa Sul-Americana. Depois do jogo, Mano Menezes foi comunicado oficialmente da intenção do clube de renovar o contrato.
Nesta semana, o diretor executivo do Internacional, William Thomas, teve uma reunião preliminar com o treinador para apresentar a proposta colorada. O dirigente formalizou a proposta para o técnico, que ficou de avaliar os parâmetros antes de dar uma resposta.
Ainda segundo apurou a reportagem, as partes devem se reunir nos próximos dias, e a expectativa de William Thomas e, principalmente, de Alessandro Barcellos é para ter uma sinalização positiva antes do fim do Brasileirão.
A capacidade de trabalhar com poucos recursos, apostar em jogadores jovens, recuperar alguns atletas para o elenco e a gestão do vestiário são aspectos positivos do trabalho do treinador à frente do Internacional.
A campanha sólida na Série A do Campeonato Brasileiro – o time está na terceira colocação com 28 pontos, dois a menos que o líder Palmeiras – aumentou ainda mais o conceito da comissão técnica junto à diretoria colorada.
Planos para 2023
Apesar de não falar publicamente, Alessandro Barcellos projeta um aumento financeiro no departamento de futebol para 2023. A ideia é oferecer a Mano Menezes reforços “nível europeu” para formar um elenco ainda mais competitivo.
Além disso, o dirigente faz planos para reforçar comissão técnica com a chegada de profissionais para funções estratégicas como observação técnica, análise de desempenho e mercado e, captação de jogadores.
Diretoria quer blindar técnico
Antes de acertar com o Internacional, Mano Menezes trabalhou por uma temporada no Al Nassr, da Arábia Saudita. Apesar do curto período no Oriente Médio, o treinador é sondado com frequência por intermediários que desejam leva-lo novamente para o exterior.
Mesmo com números mais vantajosos, Mano Menezes descartou abrir conversas com qualquer interessado a fim de continuar no Internacional. A tendência é que as partes cheguem a um denominador comum para fechar o novo contrato.
A princípio, a diretoria colorada trabalha para manter o treinador por mais tempo no Beira-Rio e, assim, evitar o assédio de clubes mais bem resolvidas financeiramente que o Internacional, principalmente, times da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes.
Antes de comandar o Internacional, Mano Menezes foi técnico de Caxias, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia e Shandong Luneng, da China. Além disso, foi treinador da seleção brasileira de 2010 a 2013.
Ao longo da carreira, conquistou 11 títulos: a Copa do Brasil (2009, 2017 e 2018), a Série B do Campeonato Brasileiro (2005 e 2008), o Campeonato Paulista (2009), Campeonato Mineiro (2018 e 2019), o Campeonato Gaúcho (2006 e 2007) e a Copa RS (2006).
Mano Menezes exalta vitória no fim do Inter sobre o América-MG. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIyVWYweVlHQiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

