Home Futebol Internacional já conseguiu reverter desvantagem de dois gols em mata-matas anteriores; veja

Internacional já conseguiu reverter desvantagem de dois gols em mata-matas anteriores; veja

O Colorado perdeu por 2 a 0 para o Colo-Colo no jogo de ida pela Copa Sul-Americana. Saiba quando o Internacional saiu classificado logo após iniciar com a mesma desvantagem

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

O Internacional precisará de uma epopeia para seguir na Copa Sul-Americana. Na terça (5) às 21h30 (horário de Brasília) em Porto Alegre, o time gaúcho é obrigado a derrotar o Colo-Colo por dois gols de diferença para provocar a decisão por pênaltis. Dessa forma, somente a vitória por três ou mais gols dará a vaga direta para as quartas-de-final da competição.

PUBLICIDADE

Aliás, não é a primeira vez que o Colorado passará por esta situação. A equipe foi bem-sucedida por três oportunidades em mata-matas. Ou seja, conseguiu reverter no jogo da volta, no Beira-Rio, um placar adverso de dois gols na ida.

1997 – Santos (Copa do Brasil)

Pela terceira fase da Copa do Brasil de 1997, o Internacional foi derrotado por 2 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro. Robert e Macedo marcaram os gols santistas na partida de ida. Assim, no jogo da volta em Porto Alegre, o Colorado devolveu o placar com dois gols de Arílson.

PUBLICIDADE

Nas penalidades, André foi o herói defendendo três cobranças. O Inter venceu por 3 a 2, se classificando para as quartas-de-final. Contudo, a equipe treinada por Celso Roth seria eliminada na fase seguinte pelo Flamengo. Na época, Gamarra vivia seus últimos meses como zagueiro colorado.

2008 – Paraná (Copa do Brasil)

Similarmente, o mesmo cenário se repetiu em 2008, também na terceira fase do torneio. No primeiro jogo, o Internacional levou 2 a 0 do Paraná. A equipe de Curitiba tinha Giuliano (hoje no Corinthians) iniciando a carreira. Ângelo e Fábio Luiz anotaram os gols paranistas no estádio Durival de Brito. Posteriormente, o Colorado teria dificuldades no início da partida de volta no Beira-Rio. Fábio Luiz abriu o placar aos quatro minutos, obrigando o Inter a marcar quatro gols. Afinal, havia saldo qualificado.

Entretanto, o time comandado por Abel Braga conseguiu cinco. Dois minutos depois do gol da equipe paranaense, Andrezinho empatou. Índio, Andrezinho (de novo), Magrão e Fernandão (cobrando pênalti) decretaram o 5 a 1 que levou o Colorado para as quartas-de-final. Contudo, seria desclassificado pelo Sport, o futuro campeão da Copa do Brasil daquela temporada.

2010 – Banfield (Libertadores)

A campanha do bicampeonato da Libertadores foi complicada. No primeiro mata-mata que enfrentou em 2010, o Internacional do técnico uruguaio Jorge Fossati levou um susto. Pelas oitavas-de-final, perdeu por 3 a 1 para o Banfield, no estádio Florencio Sola, em Buenos Aires. Todos os gols saíram no segundo tempo. James Rodríguez (ele mesmo, o colombiano) fez o primeiro para os argentinos aos dois minutos. O lateral-esquerdo Kleber empatou num chutaço da entrada da área três minutos depois.

PUBLICIDADE

Entretanto, o Inter seria vitimado por uma arbitragem polêmica do uruguaio Jorge Larrionda. Logo após um cartão vermelho direto aplicado ao mesmo Kléber por um pisão involuntário em um adversário, o Banfield aproveitaria a vantagem numérica para fazer mais dois, com Battión (em impedimento) e Fernández. Taison, que deve participar da decisão com o Colo-Colo nesta terça, entrou em campo na partida de 12 anos atrás substituindo Andrezinho.

O gol de Kleber na Argentina permitia ao Internacional se classificar para as quartas-de-final com um 2 a 0 no Beira-Rio. E o Colorado conseguiu este placar. Alecsandro e Walter, um em cada tempo, marcaram os gols que mantiveram a equipe gaúcha na Libertadores. Nas quartas-de-final, passou pelo Estudiantes de forma épica. Com a paralisação do torneio para a Copa do Mundo, Jorge Fossati foi trocado por Celso Roth. O treinador gaúcho conduziu o Inter ao bi da América, logo após superar São Paulo e Chivas Guadalajara.