A contratação de Lewandowski foi uma novela que durou muito tanto para o Barcelona quanto para o Bayern de Munique. Com muita relutância do time alemão em liberar o atacante, o Barça teve que desembolsar o equivalente a 50 milhões de euros para fechar negócio, após nem ao menos ter as propostas anteriores respondidas pelos bávaros. Ainda sentindo o baque da saída do polonês, o diretor esportivo, Hasan Salihamidzic, do Bayern falou com a imprensa local, onde criticou duramente a insistência de Lewa em deixar o clube, mesmo com contrato válido.
“O entendimento em relação à atitude de Lewandowski é realmente zero ponto zero. Como jogador, eu teria esclarecido isso internamente e, por mim mesmo, teria cumprido meu contrato”, criticou a postura do atacante, Hasan. Isso após o atacante deixar claro que queria assinar com o Barcelona desde o primeiro dia que uma proposta chegou à mesa.
Lewandowski antes de ser contratado pelo Barcelona
Lewandowski chegou a viver uma ansiedade grande antes da concretização da transferência para o Barcelona. O jogador havia declarado, durante uma entrevista quando estava convocado pela seleção da Polônia, que não desejava retornar a vestir a camisa do Bayern de Munique. Na época, Oliver Kahn, CEO do clube e ex-goleiro destaque da Alemanha em Copas do Mundo, rechaçou a ideia do atleta deixar o clube, criticando, inclusive, a postura de Lewa de tornar o caso público.
Após esse momento, propostas começaram a chegar para Lewandowski, que descartou a ideia de uma possível ida ao Real Madrid, visto que o camisa 9 da equipe, Benzema, acabara de vencer uma Champions League e ser o principal destaque dos Merengues na temporada. Com outros clubes sondando, o polonês se agarrou à ideia de fechar com o Barcelona. E assim foi até o momento de seu anúncio pelo clube catalão, onde terá contrato de um ano e vida nova, colocando o clube, novamente, entre os principais favoritos ao título da La Liga e da Champions League.
Agora, sob o comando de Xavi Hernández, Lewandowski aguarda para conseguir treinar com o elenco do Barcelona na pré-temporada dos Estados Unidos. E, principalmente, para estrear. Já o Barça encara o Real Madrid, no Superclássico, neste dia 24, 00h (de Brasília), em amistoso preparatório para a temporada, no Allegiant Stadium, de Las Vegas.

