Após a manifestação racista de um torcedor durante o jogo Cerro Porteño x Palmeiras, válido pela oitavas de final da Libertadores, o clube paraguaio promete “sanções exemplares” para o torcedor que praticou tal ato. O time Azulgrana ainda diz que repudia a atitude do indivíduo e que ela não representa a torcida do Club del Pueblo e nem os valores da equipe.
“O Club Cerro Porteño manifesta seu absoluto repúdio aos gestos racistas de um indivíduo em público, essas atitudes não condizem com os valores e princípios da nossa instituição. Serão tomadas as medidas correspondentes para identificar o responsável e aplicar sanções exemplares. NÃO ao racismo no futebol”, diz a nota oficial completa do Cerro Porteño.
O Palmeiras também se manifestou sobre o episódio de racismo. O Verdão também repudiou a manifestação racista do paraguaio e destaca que é preciso coibir esse crime. Além disso, o clube aponta que é preciso dar “um basta à discriminação!”.
“A Sociedade Esportiva Palmeiras vem novamente a público repudiar as manifestações racistas praticadas contra a nossa torcida em um jogo da Libertadores. Não podemos aceitar que cenas como essas se tornem rotineiras durante a disputa do mais importante torneio de clubes da América do Sul. Esperamos que as autoridades tomem as providências necessárias para coibir esse crime. É hora de darmos um basta à discriminação!”, diz a nota do Palmeiras.
Na partida de ida entre Corinthians x Boca Jrs na Libertadores, três torcedores do clube argentino foram detidos na Neo Química Arena por atos racistas.
Relembre o caso de racismo no jogo Cerro Porteño x Palmeiras
Durante o jogo Cerro Porteño x Palmeiras, na última quarta-feira (29), um torcedor do time paraguaio fez um gesto racista para a torcida palmeirense. O homem imitava um macaco e chamava os brasileiros de mono, que significa macaco em espanhol.
Diante disso, a Conmebol informou que abriu um processo disciplinar contra o Cerro Porteño. Mas a possível punição poderia ser aplicada apenas em uma eventual classificação do Azulgrana para as quartas de final devido aos trâmites do processo.

