De acordo com o jornalista uruguaio Rodri Vázquez, o atacante Luis Suárez, de 35 anos, acertou o seu retorno ao Nacional, do Uruguai, clube em que o jogador foi revelado.
O acordo seria, a princípio, apenas até o final do ano. Essa ida ao Nacional seria como uma preparação para a Copa do Mundo, que acontece em novembro e dezembro. Suárez está sem clube desde que terminou o seu contrato com o Atlético de Madrid, no final da última temporada europeia.
No último Campeonato Espanhol, o atacante marcou 11 gols e foi importante na campanha do Atlético, que terminou em 3º. Também foi crucial para a seleção nas eliminatórias. “El Pistolero” foi um dos destaques da competição, terminando como vice-artilheiro, com 8 gols, atrás apenas de Marcelo Moreno, que fez 10. O Uruguai fez uma boa eliminatória, terminando em 3º.
Luisito chegou a ser especulado em alguns clubes do Brasil, como Corinthians, Internacional e Botafogo. Mas a tendência é que ele irá mesmo para o Nacional, seu time do coração.
Se fechar mesmo com o com a equipé, Suárez irá jogar o Campeonato Uruguaio (Clausura) e a Copa Sul-Americana, que está na fase de quartas de final. Curiosamente, o adversário do Nacional nas quartas de final da competição é o Atlético-GO. Caso o Nacional avance de fase, enfrenta na semifinal o vencedor de Ceará e São Paulo. Ou seja, podemos ver Suárez em solo brasileiro.
Relembre a carreira de Luis Suárez
Suárez volta para onde iniciou a sua carreira, em 2005. Ele ficou no Nacional até 2006, conquistando o Campeonato Uruguaio da temporada 2005/06. Em 2006, foi jogar no Groningen, da Holanda, e foi lá que começou a se tornar um dos maiores atacantes deste século.
Ficou apenas uma temporada no clube, até que chamou a atenção do Ajax, também da Holanda. Lá, o atacante virou ídolo. Foi o segundo time que ele mais atuou (157 partidas) e o segundo que ele mais fez gols (111 gols). Depois de vencer o Campeonato Holandês e a Copa da Holanda, foi contratado pelo Liverpool, em 2011.
Nos Reds, também se tornou ídolo. Foram 133 jogos e 82 gols, até ser negociado a peso de ouro pelo Barcelona. No Barça, o jogador formou o famoso trio “MSN”, ao lado de Messi e Neymar. Foi lá onde ele teve maior destaque na carreira. Venceu Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, 4 vezes o Campeonato Espanhol e 4 vezes a Copa do Rei. Foram 281 jogos e 194 gols pelo clube catalão.
Em seis temporadas no time, o atacante se tornou o terceiro maior artilheiro da história do Barça, atrás de Messi, com 630 gols, e Cézar Rodríguez, que fez 232.
Em 2020, já com 33 anos, não chegou a um acordo com o Barcelona e acabou deixando o clube. No mesmo ano, assinou com o Atlético de Madrid, onde estava até junho deste ano. Pelo Atlético, foram 83 jogos e 34 gols.
Pela seleção principal, Luis Suárez já fez 132 jogos e marcou 68 gols. Ele disputou 3 Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018).

