Home Futebol Mais que Palmeiras, São Paulo e Grêmio: veja quantas Libertadores o técnico do Boca Juniors conquistou

Mais que Palmeiras, São Paulo e Grêmio: veja quantas Libertadores o técnico do Boca Juniors conquistou

Técnico do Boca tem mais Libertadores que qualquer time brasileiro

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Corinthians enfrenta o Boca Juniors amanha (05), pelo segundo jogo das oitavas de final da Libertadores. Após empatar em 0 a 0 na Neo Química Arena, o Timão precisará vencer o jogo na Bombonera para se classificar no tempo normal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E não será nada fácil. O Boca é um time tradicionalíssimo em Libertadores. Enquanto o Corinthians tem apenas um título na competição continental, o adversário argentino já soma seis títulos, além de outros cinco vices. É o time que mais disputou finais e o segundo que mais venceu (atrás do Independiente, com sete títulos).

Dos seis títulos que o Boca ganhou, curiosamente, em quatro deles estava em campo o volante Battaglia, hoje treinador do clube argentino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Battaglia é uma lenda do Boca. Jogou quase a carreira toda por lá. Teve uma passagem curta pelo Villarreal, entre 2004 e 2005, mas de resto, fez toda a carreira no clube em que comanda hoje. Battaglia atuava como volante e se aposentou em 2013. Virou treinador em 2018 e comanda o Boca Juniors desde 2021.

Títulos de Battaglia na Libertadores

Battaglia, sozinho, conquistou quatro Libertadores. Nenhum clube brasileiro tem isso. Os que mais venceram, foram Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio, com três conquistas.

O primeiro título foi em 2000, diante do Palmeiras, que era o atual campeão. O Verdão chegou a decisão após eliminar o Corinthians, na semifinal, com o marcante pênalti do Marcelinho defendido pelo Marcos. Na decisão, após dois empates (2 a 2 e 0 a 0) e uma arbitragem no mínimo polêmica, o Boca venceu nos pênaltis.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, em 2001, mais uma vez o título ficou com os argentinos. Dessa vez, derrotaram o Palmeiras na semifinal e na final, superaram o Cruz Azul, do México, novamente nos pênaltis.

PUBLICIDADE

O outro título veio dois anos depois, em 2003, em cima do Santos de Robinho e Diego, que na época era o atual campeão brasileiro. O Boca mostrou sua força na competição e atropelou, vencendo as duas partidas (2 a 0 e 3 a 1). Battaglia foi titular nos dois jogos.

O último título de Battaglia veio novamente contra um brasileiro, em 2007. O adversário era o Grêmio de Diego Souza e companhia, mas o Boca mais uma vez atropelou, vencendo as duas partidas (3 a 0 e 2 a 0). Nesse ano, ele era reserva da equipe.

Battaglia é o jogador que mais venceu títulos pelo Boca Juniors. São 18 ao todo, contando competições nacionais e internacionais.

Corinthians e Boca se enfrentam nesta terça (05), às 21h30, na Argentina. Com o empate no primeiro jogo e como não há mais o gol fora de casa como critério de desempate, a conta é simples: quem ganhar se classifica e qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.

PUBLICIDADE
Better Collective