Home Futebol Mesmo no BID, Grêmio perde Thaciano para os dois próximos jogos; entenda o caso

Mesmo no BID, Grêmio perde Thaciano para os dois próximos jogos; entenda o caso

Meia Thaciano não poderá jogar pelo Grêmio diante da Ponte Preta e também da Chapecoense; entenda o caso

Por Eduardo Caspary em 22/07/2022 15:43 - Atualizado há 3 anos

Foto: Reprodução/Twitter

De última hora, o Grêmio ganhou um inesperado desfalque para enfrentar a Ponte Preta, na Arena, neste sábado, a partir das 16h30. Mesmo já regularizado no BID, Thaciano está fora da partida por conta de desajuste em seu calendário de vacinação. Ele estava atuando no Altay Spor, da Turquia, emprestado na temporada passada, em país que não obriga a vacinação.

Segundo comunicado oficial do Grêmio, Thaciano recebeu um imunizante que o obrigou a aguardar 21 dias para receber a segunda dose – aplicada na última sexta-feira, 15 de julho. Agora, precisará aguardar mais 14 dias para a nova dose. Veja a nota oficial do clube:

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que o meio-campista Thaciano não está elegível para as duas próximas rodadas, contra Ponte Preta e Chapecoense, pelas razões que seguem:

Por estar jogando na Turquia, Thaciano não tinha obrigatoriedade de se vacinar, de acordo com as regras do país. Entretanto, ainda sem ter seu retorno ao Grêmio e a Porto Alegre definido, o Departamento Médico buscou informações sobre a vacinação do atleta contra a Covid-19 e orientou que fizesse a primeira dose da vacina.

Seguindo os protocolos brasileiros do calendário de vacinação contra a Covid e de distribuição de vacinas pelo SUS, Thaciano recebeu um imunizante que o obrigou a aguardar 21 dias para receber a segunda dose – aplicada na última sexta-feira, 15 de julho. 

Porém, de acordo com a Edição Normativa 2 do “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro”, publicada em janeiro de 2022, ítem 3, “a validação do certificado de vacinação plena será aplicada após o período de 14 dias da data da aplicação da segunda dose, nas vacinas de duas doses”. Assim sendo, ainda que conste legalmente no BID, o atleta só estará elegível para inscrição em súmula a partir do dia 28 de julho de 2022“, diz o Grêmio.

Sem Thaciano, qual será o time do Grêmio?

Mesmo sem Thaciano, o Grêmio deverá ter as estreias de Lucas Leiva e Guilherme, que tendem a começar na reserva amanhã. O time contra a Ponte Preta poderá ser: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti e Bitello; Biel, Campaz e Ferreira; Diego Souza.

Exit mobile version