Home Futebol Morre lenda do futebol alemão e artilheiro da Bundesliga

Morre lenda do futebol alemão e artilheiro da Bundesliga

A Alemanha está de luto com a partida do seu craque Uwe Seeler que brilhou em várias edições da Copa do Mundo

Daniel Coelho
Produtor de conteúdo, publicitário, designer gráfico, fotógrafo e apaixonado pelo esporte. No Instagram @unkvegan

Primeiro artilheiro da Bundesliga, Uwe Seeler faleceu aos 85 anos ao lado dos seus familiares. O ex-craque brilhou nos campos após a Segunda Guerra mundial e teve participação marcante em várias edições da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Nascido em Hamburgo, sua cidade natal, o artilheiro desenvolveu sua carreira no clube com o mesmo nome. A lenda atuou pelo Hamburgo durante 17 anos, onde fez gols marcantes que renderam ao ex-atleta a artilharia da Bundesliga em sua primeira edição.

O talento era tão grande que Uwe Seeler atuou pela Alemanha Oriental entre 1954 e 1970, onde o ex-atleta teve a oportunidade de balançar as redes em 4 mundiais (1958, 1962, 1966 e 1970).

PUBLICIDADE

Somente Pelé, Cristiano Ronaldo e Klose conseguiram realizar o mesmo feito. Seeler infelizmente não levou a Copa do Mundo em sua carreira, mas seus feitos históricos o levaram para a prateleira mais alta do futebol alemão e do futebol mundial.

Homenagens à lenda

Diversas pessoas e entidades manifestaram luto pela perda do artilheiro. O governo local de Hamburgo se manifestou nas mídias sociais. “O Hamburgo lamenta [a perda de] Uwe Seeler, ele foi o primeiro artilheiro da Bundesliga […]. Ele morreu cercado por seus entes próximos”.

Em jogo pela Eurocopa contra a Áustria, a seleção feminina de futebol alemão homenageou o ídolo ao utilizar braçadeiras pretas indicando o luto.

Dados sobre Uwe Seeler

  • Fez 33 gols em 72 partidas pela Alemanha Oriental, média de 0,45 gols por partida;
  • Artilheiro da primeira edição da Bundesliga;
  • Três vezes futebolista do ano da Alemanha Ocidental (1960, 1964 e 1970);
  • Segundo homem nomeado como capitão honorário da seleção alemã;
  • Campeão Alemão em 1960 pelo Hamburgo;
  • 17 anos atuando pelo mesmo clube;
  • Foi expulso somente 1 vez em sua trajetória como jogador de futebol;

Uwe Seeler rejeita Inter de Milão

O carinho dos seus fãs aumentou mais ainda quando Seeler recusou oferta para atuar pelo Inter de Milão em 1961, mostrando seu compromisso total com o time que o consagrou na Bundesliga.

PUBLICIDADE

Seu nome se destacou não só pelos gols como também pela postura dentro e fora de campo. Uma lenda que ficará para a eternidade do futebol mundial.