No Palmeiras desde outubro de 2020, o português Abel Ferreira se consolidou por ser um treinador copeiro. Em menos de dois anos no clube, já venceu duas vezes a Libertadores e uma Copa do Brasil. Além de torneios menores como Recopa e Paulistão.
Mas, em pontos corridos, Abel não chegou nem perto de vencer. Em 2020, terminou em 7º lugar, a pior colocação do clube desde 2015. Em 2021, terminou em 3º lugar, mas 18 pontos atrás do campeão, Atlético-MG. O Palmeiras nunca chegou de fato a brigar pelo título.
Nesse ano, o Palmeiras lidera o Brasileirão. Porém, faltando ainda 23 rodadas para o final, muita coisa deve mudar e ainda não há, de fato, uma briga por título. Por exemplo, o Flamengo, apontado por muitos especialistas como favorito, é apenas o oitavo colocado.
A força de Abel no Verdão é mesmo em mata-matas. Se passar pelo Cerro Porteño, pela Libertadores, o treinador alcançará a marca de 75% de aproveitamento no formato eliminatório. É nítido que esse elenco do Palmeiras responde mais em jogos decisivos.
O confronto contra o Cerro é o 28º jogo eliminatório que Abel disputa pelo Palmeiras. Nos outros 27, saiu vitorioso em 20. O que da um aproveitamento de 74%. Em 2020, por exemplo, o Palmeiras chegou em todas as finais, ou seja, disputou todos os jogos que eram possíveis no ano.
A vezes em que o Palmeiras de Abel foi derrotado
De 27 confrontos eliminatórios disputado com Abel no comando, apenas em 7 o Palmeiras não conseguiu superar o seu adversário.
Dois deles foram válidos pelo Mundial de 2020. Contra o Tigres (MEX) pela semifinal, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 em jogo único. Depois, na disputa de terceiro lugar, foi derrotado nos pênalti para o Al-Ahly (EGI), após empate por 0 a 0.
Depois, ainda no início de 2021, sofreu mais duas derrotas: para o Defensa y Justicia (ARG) pela Recopa, nos pênatis, após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 e perder no jogo da volta pelo mesmo placar. E para o Flamengo na Supercopa, também nos pênaltis, após empate por 2 a 2.
Ainda em 2021, o Palmeiras sofreu uma eliminação precoce na Copa do Brasil para o CRB, em jogo válido pela terceira fase da competição. O Palmeiras venceu o primeiro jogo por 1 a 0, perdeu o segundo pelo mesmo placar, sendo novamente eliminado nos pênaltis.
Nessa época, todo palmeirense pegou trauma de disputa de pênaltis.
Ainda em 2021, o Verdão perdeu na final do Paulistão para o rival São Paulo. 0 a 0 no primeiro jogo e 2 a 0 para o Tricolor no segundo.
Por fim, o Palmeiras teve a derrota para o Chelsea na final do último mundial, levando gol no finalzinho da prorrogação.
O Palmeiras enfrenta o Cerro Porteño na próxima quarta (06), às 19h15, no Allianz Parque. Por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0, o Verdão pode perder por até dois gols de diferença que avança de fase. Na próxima fase, o adversário sai do confronto entre Atlético-MG e Emelec.

