Home Extracampo Nelson Piquet é denunciado ao MP por falas racistas contra Hamilton

Nelson Piquet é denunciado ao MP por falas racistas contra Hamilton

Nelson Piquet é denunciado ao MP do Distrito Federal por deputadas; saiba mais

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Nelson Piquet é denunciado ao MP por falas contra Hamilton. Esse é mais um capítulo da polêmica que o tricampeão mundial de F1 se envolveu, após um trecho de uma entrevista do ex-piloto ser divulgada no Youtube. As informações são da colunista Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo.

PUBLICIDADE

As autoras da ação por discriminação e preconceito são as deputadas Áurea Carolina (MG), Talíria Petrone (RJ) e Vivi Reis (PA). Todas são da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados.

“Nelson Piquet é mais uma prova da retórica virulenta empregada pelo Presidente Jair Bolsonaro (PL) que habilita seus apoiadores a utilizarem dos mesmos termos e preconceitos de raça, classe e gênero”, afirmaram os deputados a coluna.

PUBLICIDADE

Entenda a polêmica

A fala polêmica de Nelson Piquet sobre Hamilton foi dita em novembro do ano passado em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira. A certa altura do vídeo, Piquet chama o inglês de “neguinho” ao analisar a batida entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, durante o GP da Inglaterra de 2021.

“O neguinho (Lewis Hamilton) meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva.”, diz Nelson na entrevista.

A polêmica contou com a reação de Hamilton às declarações no Twitter.

PUBLICIDADE

“Vamos focar em mudar a mentalidade(essa parte escrita em português). É mais que linguagem. Esse tipo de pensamento arcaico não tem mais espaço no esporte. Fui alvo disso (preconceito) minha vida inteira”, diz um trecho da publicação do piloto da Mercedes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE