Home Futebol Embate de ídolos do Palmeiras: Abel x Felipão será o primeiro jogo entre os treinadores

Embate de ídolos do Palmeiras: Abel x Felipão será o primeiro jogo entre os treinadores

Palmeiras de Abel Ferreira recebe o Athletico-PR de Felipão neste sábado. às 21h, pela 15ª rodada do Brasileirão Série A

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
PUBLICIDADE

Os treinadores campeões de todas as Libertadores conquistadas pelo Palmeiras estarão no Allianz Parque no próximo sábado (2). Felipão, campeão em 1999, hoje dirige o Athletico-PR, que enfrenta o Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, bicampeão do torneio continental.

Muitos torcedores dizem que Abel e Felipão são os dois maiores técnicos da história do clube. E o curiosos é que eles são amigos. Abel já disse que tem Felipão como uma de suas inspirações. Os dois trabalharam juntos na seleção de Portugal. Quando Felipão era técnico, convocou o então lateral-direito Abel. Foi a primeira vez que Abel foi chamado para defender a seleção do seu país.

O carinho é tanto que Felipão já visitou a concentração do Palmeiras na era Abel e passou algumas dicas para o treinador palmeirense. Quando Deyverson retornou ao clube, por exemplo, Abel conversou com Felipão para saber mais informações sobre o jogador.

PUBLICIDADE

Essa será a primeira vez na história em que Felipão e Abel Ferreira se enfrentam. E não tinha palco melhor para esse encontro acontecer: no Allianz Parque lotado. Certamente Felipão, que entrará como adversário, receberá todo o carinho que merece por tudo que fez pelo Palmeiras.

Abel x Felipão no Palmeiras

Diversas vezes os torcedores palmeirenses discutem quem seria maior no Palmeiras, Abel Ferreira ou Felipão. Qualquer argumento para um lado ou para o outro, é mero ponto de vista. A única coisa concreta que da para comparar, são os números. O que também pode ser uma comparação injusta, já que Felipão teve 3 passagens pelo clube. Abel, tem um pouco mais de 1 ano e meio.

Felipão teve 484 jogos, sendo 237 vitórias, 132 empates e 115 derrotas. Já Abel, em 132 jogos, foram 77 vitórias, 26 empates e 29 derrotas.

Em títulos, podemos dizer que Abel Ferreira leva vantagem. Felipão tem um titulo a mais, mas Abel teve 3 vezes menos jogos para conseguir as suas conquistas.

PUBLICIDADE

Felipão tem 6 títulos (Libertadores, Copa do Brasil (2), Brasileirão, Mercosul e Rio-São Paulo). Já Abel, até agora, foram 5 títulos (Libertadores (2), Copa do Brasil, Paulistão e Recopa).

São os maiores da história do clube?

Ainda em número de títulos, Felipão e Abel não estão entre os maiores. Oswaldo Brandão (sete títulos) e Luxemburgo (oito títulos), superam a dupla.

Mas, Felipão é o treinador que mais participou de finais com o Palmeiras, foram 10. Abel Ferreira vem logo em seguida, com 9. Scolari ainda é o treinador palmeirense que mais vezes jogou e venceu partidas pelo Brasileirão e pela Libertadores.

Abel Ferreira x Felipão será no próximo sábado (2), às 21h, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. O Verdão é líder da competição e mesmo se perder, terminará a rodada líder. Já o Athletico está na 3ª colocação, cinco pontos atrás do Alviverde. Se o Furacão vencer e o Corinthians não vencer, o time de Felipão termina a rodada na vice-liderança.

PUBLICIDADE