Home Futebol Palmeiras supera Vasco, Santos e Cruzeiro e se torna o time com maior série de vitórias na Libertadores

Palmeiras supera Vasco, Santos e Cruzeiro e se torna o time com maior série de vitórias na Libertadores

Verdão derrotou mais uma vez o Cerro Porteño e atingiu outra marca histórica na Libertadores

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na noite de ontem (06), o Palmeiras goleou o Cerro Porteño, no Allianz Parque, por 5 a 0, e se classificou para as quartas de final da Libertadores, com um 8 a 0 no agregado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a vitória, o time de Abel Ferreira segue com 100% de aproveitamento na competição continental e uma marca histórica de nove vitórias seguidas, superando os recordes de Peñarol, Estudiantes, Santos, Vasco e Cruzeiro, que tinham oito vitórias consecutivas.

O Palmeiras começou a construir esse recorde no final do ano passado, quando venceu o Flamengo por 2 a 1 e ficou com o título. As outras oito vitórias vieram na atual edição. Na primeira fase, o Verdão venceu duas vezes o Emelec (ECU), Deportivo Táchira (VEN) e o Independiente Petrolero (BOL).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, as duas vitórias em cima do Cerro Porteño (PAR), fez com que o Verdão liderasse de forma isolada essa marca histórica, que pode ser ampliada. A próxima partida será contra o Atlético-MG, fora de casa.

Veja os times que o Palmeiras superou:

Peñarol (1966)

O primeiro time a conseguir oito vitórias seguidas na Libertadores foi o Peñarol de 1966. Campeão daquele ano, o time uruguaio derrotou o Nacional (URU), Jorge Wilstermann (BOL), Deportivo Municipal (BOL – duas vezes), Emelec (ECU – duas vezes) e 9 de Outubro (ECU – duas vezes).

PUBLICIDADE

No fim, o Peñarol foi campeão em cima do River Plate (ARG), conquistando o seu terceiro título da competição.

PUBLICIDADE

Estudiantes (1968 – 1970)

O segundo time a conseguir oito vitórias seguidas foi o Estudiantes, da Argentina, entre 1968 e 1970.

O recorde começou a ser construído na final de 1968, vencendo o Palmeiras por 2 a 0. Em 1969, o time argentino foi novamente campeão. Por ser o atual campeão, o time já entrou direto na semifinal. Na semi, derrotou duas vezes a Universidad Católica e na final, conseguiu duas vitórias contra o Nacional.

Sendo assim, o recorde já era de 5 vitórias seguidas, mas foi ampliado em 1970, com mais um título dos argentinos, o terceiro seguido. Novamente entrando na semifinal, o Estudiantes venceu as duas partidas em cima do River Plate (ARG) e na final, venceu o primeiro jogo contra o Peñarol (URU). Na volta, segurou o empate e garantiu o título.

Cruzeiro (1976)

Em 1976, um brasileiro atingiu essa marca. O Cruzeiro derrotou o Internacional, Olimpia (PAR), Sportivo Luqueño (PAR – duas vezes), LDU (ECU – duas vezes), Alianza Lima (PER – duas vezes) e na final, venceu o River Plate (ARG).

PUBLICIDADE

Vasco (2001)

A marca de oito vitórias seguidas foi novamente conquistada por um brasileiro, o Vasco de 2001. Pela primeira vez, um time atingiu essa marca sem ser campeão.

Já com um formato de disputa mais próximo do que é hoje, o Vasco fez uma fase de grupos impecável, com 100% de aproveitamento. Venceu duas vezes o América de Cali (COL), Peñarol (URU) e o Deportivo Táchira (VEN).

Nas oitavas de final, teve duas vitórias em cima do Deportes Concepción (CHI). Porém, nas quartas, perdeu as duas partidas para o Boca Juniors (ARG) e foi eliminado. No fim, o Boca acabou sendo o campeão.

Santos (2007)

O último time que conseguiu a marca de oito vitórias seguidas na Libertadores foi o Santos, em 2007. E assim como o Vasco, ficou sem o título.

PUBLICIDADE

Já com a existência da pré-Libertadores, o Peixe superou o Blooming (BOL), vencendo os dois jogos. Depois, na fase de grupos, teve 100% de aproveitamento, vencendo na ida e na volta o Defensor (URU), Gimnasia y Esgrima (ARG) e Deportivo Pasto (COL). Com isso, o Santos já atingia a marca de 8 vitórias seguidas.

Nas oitavas, o time da Vila teve a sua sequência interrompida com um empate contra o Caracas (VEN). No fim, o Santos avançou até a semifinal, mas perdeu para o Grêmio. Naquele ano, o Boca Juniors (ARG) se sagrou campeão, vencendo as duas partidas contra o time gaúcho.

Better Collective