O Palmeiras venceu o Ceará por 2 a 1, na tarde deste sábado, na abertura da 20ª rodada do Brasileirão, e garantiu pelo menos mais uma rodada de tranquilidade na liderança. Com 42 pontos, o time já começa a rodada garantindo que, no mínimo, não terá a vantagem encurtada pelos rivais que jogam em seguida.
Foi a sexta vitória do Verdão jogando fora de casa, onde o time ainda não foi derrotado neste Brasileirão – em dez jogos, tem ainda quatro empates. Já o Ceará, com 24 pontos, segue na zona intermediária da classificação, correndo o risco de terminar a rodada perto demais da zona de rebaixamento.
Os dois times voltam a jogar neste meio de semana em duelos nacionais por competições sul-americanas – curiosamente, ambos fora de casa: o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG no Mineirão, na quarta-feira, às 21h30, e o Ceará pega o São Paulo no Morumbi, no mesmo dia, às 19h15.
Pelo Brasileirão, os próximos compromissos serão no fim de semana: o Ceará visita o Botafogo no sábado, no Estádio Nilton Santos, enquanto o Palmeiras recebe o Goiás no domingo, no Allianz Parque.
Equilíbrio até o gol
Mesmo com compromissos à vista pelas competições continentais, os dois times entraram com força máxima e fizeram um jogo bem equilibrado nos 25 minutos iniciais, com boas jogadas para os dois lados, mas também com muitos lances truncados.
Aos poucos, o Palmeiras começou a se mexer mais, criar boas jogadas e o gol acabou saindo aos 30 minutos: Gustavo Scarpa recebeu de Dudu e bateu forte, o goleiro rebateu e Dudu aproveitou o rebote para marcar.
Com domínio da partida, o Palmeiras ampliou o placar aos 45 minutos: Danilo recuperou bola no meio-campo e tocou para Scarpa, que achou Flaco López livre para marcar. Foi o primeiro gol do argentino pelo Verdão.
Ceará leva baque, mas consegue reagir
O Ceará voltou disposto a brigar pelo empate, mas ficou com um a menos aos 5 minutos: Richardson fez falta em Dudu, que puxou contra-ataque, e foi expulso depois de intervenção do VAR. Com um a mais, o Palmeiras dominou a partida e perdeu várias chances de ampliar.
Mas o Ceará também teve suas chances, e numa delas Vina acabou dividindo com Danilo e caindo na área: para o árbitro Anderson Daronco, pênalti. Mendoza cobrou e diminuiu para o Ceará, que ensaiou uma pressão em busca pelo empate. O Palmeiras, no entanto, logo conseguiu retomar o controle das ações e fez o tempo passar até o apito final.
Ficha técnica: Ceará 1 x 2 Palmeiras
Local – Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).
Árbitro – Anderson Daronco (Fifa-RS).
Cartões amarelos – Vina, Guilherme Castilho e Bruno Pacheco (Ceará); Marcos Rocha, Piquerez e Murilo (Palmeiras).
Cartão vermelho – Richardson (Ceará).
Gols – Dudu 30/1t, López 45/1t e Mendoza (pen) 34/2t.
Ceará – João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco (Victor Luís); Rodrigo Lindoso (Diego Rigonato), Richardson, Lima (Guilherme Castilho) e Vina; Mendoza e Cleber (John Vasquez). Técnico: Marquinhos Santos.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Dudu (Breno Lopes), López (Rafael Navarro) e Gustavo Scarpa. Técnico: Abel Ferreira.

