Para o time B, Porto fecha com jovem que jogou com Vinícius Júnior no Flamengo
Wendel Silva fechou contrato com o clube português até junho de 2023. Centroavante atuou com o craque do Real Madrid na base rubro-negra
Gilvan Souza/ Flamengo
Antes de mais nada, o Porto está se movimentando nos bastidores do mercado da bola, agora também para reforçar o time B. A ideia do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa é contratar jogadores promissores com potencial técnico e revenda no futuro.
O Torcedores.com apurou que o clube firmou contrato com o atacante Wendel Silva, de 21 anos, que estava no Leixões, de Portugal. Inicialmente, o centroavante irá reformar o time B dos Dragões. A princípio, o vínculo será de empréstimo ate junho de 2023 e com opção de compra dos direitos econômicos.
Wendel Silva é considerado pela imprensa portuguesa promessa do futebol brasileiro desde os 15 anos, quando atuava pelo Flamengo. Ele se destacava pela força física, posicionamento, potência nos chutes e precisão nos cabeceios dentro da área adversária.
“O time B do Porto tem jogadores de qualidade e estou feliz por poder fazer parte do plantel. Sou um jogador de qualidade, com boa técnica, que cria perigo em zonas decisivas e capaz de fazer gols. Espero que sejam muitos nesta época”, disse o jogador ao site oficial do Porto.
Na última temporada, por exemplo, o atacante foi escolhido para entrar na seleção da categoria sub-21 da Série B do Campeonato Português. Desde então, ele passou a ser monitorado pelos observadores técnicos do Porto que recomendaram sua contratação.
Ainda segundo apurou a reportagem, Wendel Silva firmou contrato com o clube português até junho de 2025. E com opção de extensão por mais uma temporada. A multa rescisória é de 40 milhões de euros (R$ 216,9 milhões, pela cotação atual).
Antes de assinar com o Porto, Wendel Silva também recebeu propostas dos rivais Benfica e Sporting. No entanto, ele acabou optando pelo projeto dos Dragões após ter sua contratação aprovada pelo técnico Sergio Conceição.
Wendel Silva jogou com craque do Real Madrid
Formado na base do Flamengo, Wendel Silva deixou o clube em 2020, aos 18 anos. Foi lá, aliás, que o centroavante iniciou a amizade com Vinicius Júnior. O craque do Real Madrid formou dupla de ataque com ele na categoria sub-15, quando ambos tinham apenas 14 anos.
O atacante teve passagem bem-sucedida pela base onde conquistou sete títulos: a Supercopa do Brasil (2019), o Campeonato Brasileiro sub-20 (2019), Copa São Paulo de Futebol Júnior (2018), o Campeonato Carioca (2018 e 2019) e a Taça Otávio Pinto Guimarães (2018 e 2019).
Em 2020, Wendel Silva foi promovido ao elenco principal pelo técnico interino Maurício Souza, hoje no Vasco, durante as férias dos principais jogadores após a conquista da Copa Libertadores da América.
Com a camisa rubro-negra, ele disputou três partidas na campanha que deu ao clube o título do Campeonato Carioca. Ele foi utilizado nos confrontos contra o Macaé Esporte, Vasco da Gama e Fluminense. Em todas as oportunidades saiu do banco de reservas.
Após deixar o Brasil, Wendel Silva foi para Portugal onde iniciou sua trajetória na Europa pelo Leixões. No clube foram duas temporadas somando o período que defendeu as equipes sub-21, sub-23 e a principal. Nesse ínterim, formam 42 jogos, oito gols e três assistências.
O futebol apresentado no Leixões chamou a atenção também do técnico Nuno Capucho. O Sporting Covilhã, da segunda divisão portuguesa, contratou o jogador por empréstimo. Wendel Silva, contudo, não conseguiu se firmar e retornou ao clube após seis meses.
As atuações foram chamando a atenção da comissão técnica do Porto e, principalmente, de Sergio Conceição. O atleta já deu entrada no processo para obter a cidadania portuguesa. Após superar a parte burocrática, ele deixará de ocupar uma vaga de jogador estrangeiro no elenco.
Mais goleador, Vinicius Jr. vive bela temporada pelo Real Madrid. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJYVEZRWjRVeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

