Home Esportes Olímpicos Polícia britânica abre inquérito sobre caso do fundista Mo Farah

Polícia britânica abre inquérito sobre caso do fundista Mo Farah

Decisão foi anunciada no dia seguinte à divulgação de documentário em que atleta conta que foi vítima de tráfico de crianças

Fernando Cesarotti
Jornalista.

A Polícia Metropolitana de Londres disse que abriu uma investigação sobre o caso do multicampeão olímpico e mundial Mo Farah, que contou nesta semana ter chegado à Inglaterra como vítima de tráfico humano, quando era criança.

PUBLICIDADE

Nascido em Somalilândia, região que vive uma guerra civil em tentativa de independência da Somália, Mo Farah disse que foi levado ao Djibuti e de lá para o Reino Unido, quando tinha 9 anos, e forçado a fazer tarefas domésticas e a cuidar de crianças em troca de comida.

Farah sempre contou que tinha chegado ao Reino Unido como refugiado junto com sua família. Decidiu revelar a verdade em documentário que foi apresentado pela BBC na última segunda-feira (11) e teve o primeiro episódio transmitido na quarta-feira, com o nome The Real Mo Farah.

PUBLICIDADE

“Agentes especializados abriram investigação e estão atualmente avaliando as informações disponíveis”, disse a Polícia Metropolitana em comunicado reproduzido pela agência Reuters. O texto acrescentou que não foram feitos relatos ou queixas diretamente à polícia.

Mudança de nome para Mo Farah

O corredor disse que seu nome foi modificado de Hussein Abdi Kahin para Maurice Farah nos documentos de viagem falsos usados ​​para levá-lo ao Reino Unido por uma mulher que ele nunca tinha encontrado antes.

Assim que chegaram ao Reino Unido, a mulher o levou para sua casa em Hounslow, oeste de Londres, e rasgou o papel que tinha contato com parentes do futuro atleta. A família dela não permitiu que ele fosse à escola até os 12 anos, quando ele contou sua história a um professor de educação física e enfim conseguiu a liberdade.

No Instagram, Farah se explicou: “Decidir falar e fazer o filme foi uma jornada difícil e emotiva, pois não entendi completamente o que aconteceu comigo. Mas, agora que meus gêmeos atingiram a idade que eu tinha quando cheguei aqui, senti que era o momento certo para fazer essas perguntas e descobrir mais sobre minha infância.”

PUBLICIDADE

Farah tem quatro medalhas de ouro olímpicas, nos 5.000 m e 10.000 m nas Olimpíadas de Londres-2012 e Rio-2016, além de seis medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais e dezenas de triunfos em etapas da Diamond League e corridas de rua.