Home DESTAQUE Quatro vezes campeão olímpico, Mo Farah revela ter sido vítima de tráfico de crianças

Quatro vezes campeão olímpico, Mo Farah revela ter sido vítima de tráfico de crianças

Fundista britânico nasceu em região separatista da Somália e contava que tinha sido refugiado com os pais

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O maratonista britânico Mo Farah surpreendeu o mundo ao revelar que chegou ao país como vítima de tráfico de crianças, e não como um refugiado que acompanhava sua família. Ele contou sua história à BBC, que lançou nesta segunda-feira o trailer do documentário sobre sua vida e pode ser visto abaixo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Muitas pessoas me conhecem por Mo Farah, mas esse não é o meu nome e essa não é a realidade”, diz o corredor, que ganhou as medalhas de ouro nos 5.000m e 10.000m nas Olimpíadas de Londres-2012 e Rio-2016.

Farah sustentava que havia nascido na Somália e chegado ao Reino Unido com os seus pais, como refugiado. Agora, ele conta que nasceu em Somaliland, território que vive uma guerra civil separatista, que foi batizado como Hussein Abdi Kahin e separado da família após seu pai ser morto no conflito, quando tinha 9 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O corredor contou que viajou por acreditar que ficaria com parentes ao chegar ao Reino Unido, mas terminou forçado à servidão doméstica. “Eu tinha todos os detalhes de contato dos meus parentes e, assim que chegamos na casa dela, a mulher tirou de mim. Bem na minha frente, rasgou e colocou na lixeira. Naquele momento, vi que estava com problemas”, contou no documentário.

Para se sustentar, ele teve que realizar serviços domésticos e cuidar de crianças. Só conseguiu se salvar anos depois, ao contar a verdade a seu professor de educação física e ficar aos cuidados da mãe de um amigo.

Cidadão britânico desde 2000, quando tinha 17 anos, Farah conseguiu, além de quatro ouros olímpicos, seis medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais, além de colecionar triunfos em etapas da Diamond League e corridas de rua.

PUBLICIDADE

Em 2017, Farah foi declarado comendador do Império Britânico, ganhando o tratamento de “sir”. O documentário sobre sua vida vai ao ar na quarta-feira, no Reino Unido, com as revelações a respeito de sua infância.

PUBLICIDADE
Better Collective