Home Futebol Reforços de Liverpool e City criam expectativas sobre novos duelos entre Klopp e Guardiola

Reforços de Liverpool e City criam expectativas sobre novos duelos entre Klopp e Guardiola

Klopp e Guardiola protagonizaram duelos eletrizantes nos últimos anos e foram os últimos vencedores da Premier League

Carlos Eduardo Bertin
Jornalista, Publicitário e Mestre em Comunicação Social. Editor do site Torcedores. Escreve sobre Futebol, Cultura, Economia, Finanças, Saúde e Educação, com passagem por agências de comunicação e veículos jornalísticos. Além disso, tem experiência em edição de conteúdo jornalístico, Educomunicação, elaboração e apresentação de artigos acadêmicos e avaliação de artigos para revista acadêmica (Iniciacom). Perfil do Twitter: https://twitter.com/Cadu_Bertin

A Premier League é considerada, há muito tempo, a maior liga de futebol do mundo. Além de lotar os estádios dos clubes ingleses, a competição é assistida por públicos de todo o globo. 

PUBLICIDADE

De acordo com o último relatório da Liga, publicado em junho deste ano, o principal campeonato do futebol inglês registrou lotação de aproximadamente 98% em seus estádios na última temporada (2021-2022), um total de 15 milhões de pagantes em toda a competição. 

No que diz respeito aos direitos de transmissão, os valores referentes ao mercado global superam os do mercado local. 

PUBLICIDADE

Segundo a Liga, entre 2022 e 2025, os direitos de transmissão para fora do Reino Unido renderão 5.3 bilhões de libras. Já para as emissoras locais, as concessões foram vendidas por 5.1 bilhões. 

No Brasil, a Premier League é transmitida pelos canais Disney (ESPN e Star +) e, a partir do dia 5 de agosto, o público poderá acompanhar novamente a competição, com o jogo de estreia entre Crystal Palace e Arsenal. 

Entretanto, um dos confrontos mais aguardados ocorrerá apenas no dia 15 de outubro: Liverpool x Manchester City. Ou, como preferem os entusiastas dos duelos táticos, Jurgen Klopp e Pep Guardiola. 

Nos últimos anos, os dois técnicos protagonizaram disputas eletrizantes, tanto na Premier League quanto nas demais competições. 

PUBLICIDADE

Pela Liga Inglesa, os clubes empataram por duas vezes na temporada anterior. No dia 3 de outubro de 2021, em Anfield, o confronto terminou em 2×2. O placar foi o mesmo na partida do segundo turno, realizada em 10 de abril deste ano, no Etihad Stadium. 

O City sagrou-se campeão da Premier League. No entanto, teve apenas um ponto de vantagem sobre o Liverpool. 

Já nas semifinais da Copa da Inglaterra, os Reds venceram os Citzens, por 3×2, em Wembley. Nesta competição, o time de Liverpool ficou com o troféu, depois de ganhar do Chelsea, nos pênaltis, na final. 

Por muito pouco, os dois não se encontraram novamente na final da Champions League, uma vez que o Manchester City foi eliminado pelo Real Madrid na semifinal, mesmo clube que derrotou o Liverpool e ficou com o título do principal torneio de clubes da Europa. 

PUBLICIDADE

No duelo entre os técnicos, os dois se enfrentaram em sete mata-matas. Foram quatro vitórias para Pep e três para Klopp. 

Vale destacar que Guardiola e Klopp, ou Liverpool e City, foram os últimos vencedores da Premier League. Contudo, o treinador espanhol venceu quatro campeonatos com seus jogadores (2018, 2019, 2021 e 2022), enquanto o alemão ergueu a taça com sua equipe somente em 2020. 

Klopp x Guardiola: contratações aumentam expectativas para duelos de Liverpool e City

Em razão dos números registrados por Liverpool e City, além da implementação de sistemas de jogos consistentes e “destruidores”, os dois são considerados, por muitos jornalistas e apreciadores do futebol, como os melhores técnicos da atualidade. 

Para a próxima temporada, o duelo ganha mais força em virtude das últimas contratações realizadas por Liverpool e Manchester City. 

PUBLICIDADE

Os Reds fecharam contrato com o atacante Darwin Nunes (ex-Benfica), por 75 milhões de euros, e renovaram com o artilheiro da equipe, Mohamed Salah. 

Além disso, trouxeram as promessas Fábio Carvalho, que atuava pelo Fulham, e o lateral Calvin Ramsay. Juntos, os dois jogadores custaram 12,4 milhões de euros ao clube de Anfield. 

Apesar dos reforços, o Liverpool perdeu um dos principais nomes da equipe, Sadio Mané, que se transferiu para o Bayern de Munique. 

Já os Citzens confirmaram as contratações de Erling Haaland (ex-Borussia Dortmund), por 60 milhões de euros, e Kalvin Phillips, ex-Leeds United e jogador da seleção inglesa, por 48 milhões de euros. O time também fechou com o atacante Julián Alvarez, do River Plate, por 18 milhões de euros. 

PUBLICIDADE

Do lado do City, o time perdeu Gabriel Jesus para o Arsenal e Fernandinho, que retornou ao futebol brasileiro. O clube também pode perder Sterling, desejado pelo Chelsea, e Bernardo Silva, cogitado pelo Barcelona. 

Apesar do meia português interessar aos catalães, o time de Xavi encontra-se em situação financeira complexa e dificilmente terá dinheiro para contratar o jogador. 

Possíveis escalações de Liverpool e Manchester City

Com os reforços, o provável time do Liverpool para a próxima temporada será formado por: Alison, Alexander Arnold, Virgil van Dijk, Konaté (Matip) e Robertson; Fabinho, Thiago Alcântara e Henderson; Salah, Luis Díaz e Darwin Nunes. 

O City, por sua vez, deve ser escalado com os jogadores: Ederson, Walker, Rubens Dias, Laporte (Stones) e João Cancelo; Rodri (Kalvin Phillips), De Bruyne e Bernardo Silva; Grealish, Phil Foden e Haaland. 

PUBLICIDADE

É importante lembrar que, além dos possíveis titulares elencados acima, Klopp tem à disposição Keita, Diogo Jota e Roberto Firmino, caso este último permaneça na equipe. Por outro lado, Guardiola pode contar também com Mahrez e Zinchenko. 

Independente das escolhas de cada técnico, os próximos confrontos têm tudo para ser emocionantes, assim como foram das últimas vezes. Para quem quiser uma prévia do que acontecerá na Premier League, Liverpool e City jogam no dia 30 de julho, na final da Supercopa Inglesa.