Parado há mais de um ano por conta de reformas estruturais, o Estádio Olímpico do Pará, conhecido popularmente como Mangueirão, já tem data para voltar a receber público e sediar eventos.
De acordo com o que afirmou o governador do estado nortista, Hélder Barbalho, o palco esportivo vai ficar pronto no dia 30 de agosto.
Nesse sentido, os principais clubes do futebol local, Remo e Paysandu, vão ter condições de disputar até quatro jogos do Brasileirão Série C no estádio, sendo dois ou três da segunda fase e mais um da final.
A segunda fase da competição nacional está prevista para ocorrer entre os dias 27 de agosto e 25 de setembro. Os dois jogos da final estão previstos para 1 e 8 de outubro.
O Papão está bem cotado para se classificar. Tem 26 pontos e é o atual vice-líder do torneio. O Leão, por sua vez, tem 21 pontos e é o atual oitavo colocado.
A quantidade de partidas vai depender, diretamente, de quanto Remo e Paysandu vão avançar no Brasileirão Série C.
“Já em setembro, Remo e Paysandu poderão estar disputando a Série C aqui, além da disponibilidade do estádio para as demais agremiações, para o esporte amador e o atletismo do nosso estado”, prometeu Hélder Barbalho.
🏟🏟 Alô torcedor!!! As obras do Mangueirão estão em ritmo acelerado. pic.twitter.com/PTPdyST2K1
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) July 18, 2022
Remo e Paysandu vão poder jogar com mais torcedores
A capacidade do estádio Mangueirão é uma das mudanças que a reforma vai trazer. A expectativa é de que o local possa receber até 53.645 torcedores. O número é maior em relação à capacidade anterior: 35.000.
Por questões de segurança e recomendação de órgãos públicos, o palco esportivo teve a quantidade de torcedores reduzida ao longo do tempo.
Valor investido e mudanças estruturais no Mangueirão
Quase R$ 160 milhões foram investidos para a reforma no estádio paraense. O valor é menor quando se compara o que foi destinado para a construção ou reforma de todos os estádios que sediaram a edição 2014 da Copa do Mundo, realizada no Brasil.
O Mangueirão agora vai contar com uma sala específica para a arbitragem de vídeo, o VAR.
Nesse sentido, também vai se adaptar a exigências da Fifa para ter condições de sediar jogos da seleção brasileira.
O local ainda deve contar com um novo gramado, sistema de drenagem e iluminação. Além disso, a rampa que dá acesso à área inferior do estádio será duplicada e coberta.
Outro detalhe é sobre a internet móvel interna do Mangueirão. A expectativa é de que ela melhore e satisfaça tanto os torcedores que vão prestigiar os jogos como os profissionais da imprensa esportiva que vão a trabalho.

