O empate em 2 a 2 entre São Paulo e Fluminense segue repercutindo, mas por conta de problemas fora das quatro linhas e que envolvem racismo. Durante o decorrer da partida no Estádio Morumbi, pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro, um torcedor do Tricolor paulista teria cometido um ato racista ao imitar um macaco para um torcedor do time carioca.
Inconformada com o ato, a diretoria do São Paulo emitiu uma nota e ratificou o seu repúdio ao fato. Um vídeo onde mostra os gestos do suspeito do crime circula nas redes sociais. Após o ato, ele foi coibido pela Polícia dentro do estádio.
No texto da nota, o Tricolor Paulista reiterou que não há espaço para manifestações desse tipo e se colocou à disposição das autoridades para colaborar com a apuração dos fatos.
“O São Paulo Futebol Clube lamenta as manifestações de racismo contra um torcedor do Fluminense ocorridas na partida desta tarde no Estádio do Morumbi e as repudia com veemência. O Tricolor reafirma que é contra todo tipo de discriminação, repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial e se coloca à disposição das autoridades para apurar os fatos e ajudar a identificar o agressor. O São Paulo Futebol Clube é de todos, e no Morumbi não há espaço para racismo. Racistas não são bem-vindos”, diz a nota.
Através da própria rede social, o torcedor que se identifica como a vítima do ato racista, relatou o episódio. Ele disse que foi ao estádio com amigos para assistir a partida, quando o suspeito do crime apontou para ele e começou a imitar um macaco. No áudio é possível ouvir a vítima pedindo para ele repetir para registrar a ação.
Hoje 17/07/22, fui no Morumbi assistir o jogo com uns amigos e infelizmente fui vítima de racismo pelo um torcedor do São Paulo.
— BRANDÃOFLUMINENSE (@BnhBrandao) July 17, 2022
Não quero nada com esse vídeo, até porque sei a importância que eu tenho.
Mais isso tem que acabar.
RACISMO É CRIME E INFELIZMENTE AINDA EXISTE. pic.twitter.com/dtqV3UboLm

