Home Futebol Série B: Cruzeiro festeja título do 1º turno com vitória sobre Novorizontino

Série B: Cruzeiro festeja título do 1º turno com vitória sobre Novorizontino

Time leva sufoco de rival do interior paulista, mas volta a abrir vantagem na liderança da competição

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O Cruzeiro venceu o Novorizontino por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão, e celebrou com sua torcida a conquista simbólica de campeão do primeiro turno do Brasileirão Série B. O time foi a 41 pontos e abriu sete de vantagem para o Vasco, que no sábado foi derrotado por 3 a 1 pelo Sampaio Correa em São Luís (MA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O título já tinha sido assegurado com o tropeço vascaíno, mas a vitória confirmou a lua de mel com a torcida e espantou uma ameaça de má fase, já que o time vinha de três jogos sem vencer, contando a própria Série B e a Copa do Brasil.

E, embora seja apenas simbólico, o título do primeiro turno já deixa uma sensação de otimismo: nas 16 edições da Série B disputadas em pontos corridos, em apenas três o melhor da primeira metade do campeonato não conquistou o acesso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Novorizontino, com a derrota, segue com 23 pontos, na 11ª posição, mais perto da zona de rebaixamento do que da briga pelo acesso. O time volta a jogar na quarta-feira, em casa, contra o Operário, enquanto o Cruzeiro, no mesmo dia, visita o CSA em Maceió.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ5dTA0ZWZOZSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Cruzeiro aproveita melhor as chances

O jogo foi aberto, com as duas equipes se alternando nas chances de gol, e o Cruzeiro venceu porque soube ser mais eficiente. O time mineiro abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo: Edu cruzou e o volante Adriano apareceu como elemento surpresa. O gol quase seis minutos para ser validado pelo VAR porque havia a suspeito de um leve desvio em Leo Pais, mas a câmera não conseguiu comprovar o fato – que teria deixado Adriano impedido.

PUBLICIDADE

O Novorizontino não se escondeu do jogo e continuou buscando o gol, ainda que o empate tenha saído num lance de contra-ataque, já no segundo tempo: Quirino recebeu passe em profundidade, driblou o zagueiro Oliveira e bateu no contrapé de Rafael Cabral.

PUBLICIDADE

O time paulista se animou e tentou buscar a virada. Chegou a perder boas chances com o mesmo Quirino e com Rômulo, e acabou castigado aos 38 minutos: Rafa Silva aproveitou passe em profundidade e bateu forte, cruzado, sem chance para o goleiro do Novorizontino.

Ficha técnica: Cruzeiro 2 x 1 Novorizontino

Local – Mineirão, em Belo Horizonte.

Árbitro – Bráulio da Silva Machado (SC).

Cartões amarelos – Zé Ivaldo, Neto Moura e Geovane (Cruzeiro); Danielzinho (Novorizontino).

PUBLICIDADE

Gol – Adriano 20/1t, Quirino 28/2t e Rafa Silva 38/2t

Cruzeiro – Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Geovane), Oliveira e Eduardo Brock; Leo Pais, Adriano (Daniel Junior), Neto Moura (Pedro Castro), Machado e Bidu; Luvannor (Vitor Leque) e Edu (Rafa Silva). Técnico: Paulo Pezzolano.

Novorizontino – Lucas Frigeri; Willean Lepo, Wálber, Ligger e Paulinho (Romário); Léo Baiano (Barba), Gustavo Bochecha (Rômulo) e Danielzinho (Jhony Douglas); Douglas Baggio, Ronaldo (Quirino) e Bruno Costa. Técnico: Rafael Guanaes.

Better Collective