A Taça das Favelas São Paulo 2022, considerada o maior campeonato de futebol entre comunidades do mundo, começa neste fim de semana, com 16 partidas, oito no sábado e oito no domingo. A organização é da Central Única das Favelas (CUFA) e a produção da InFavela, empresa do grupo Favela Holding.
O evento já mobilizou mais de 100 mil jovens em sua história, com edições em São Paulo e no Rio de Janeiro e finais em grandes estádios, como o Pacaembu e o Maracanã. Neste ano, serão 128 seleções de favelas, sendo 32 femininas e 96 masculinas, que irão atrás do sonhado troféu.
Neste fim de semana, os jogos acontecem no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, zona leste de São Paulo. Serão oito jogos no sábado e oito no domingo, todos pelo torneio masculino, a partir das 8, com dois tempos de 30min e disputa de pênaltis em caso de empate, já que o torneio tem formato de eliminatória simples.
A Taça das Favelas foi ganhando corpo com o aumento do interesse as comunidades participantes e também da mídia. Em 2019, teve sua primeira edição disputada em São Paulo, mas a pandemia de Copvid-19 provocou a interrupção das disputas, retomadas neste ano.
“Em 2020, fomos interrompidos devido à pandemia, mas nossa retomada com a Taça neste ano foi um estouro. Os paulistas abraçaram nosso campeonato. É muito gratificante saber que o maior campeonato entre favelas do mundo apresenta talentos para times profissionais e forma grandes cidadãos”, declarou Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.
O nome mais conhecido a sair da Taça das Favelas é o volante Patrick de Paula, que jogou a edição de 2017 e logo depois foi levado para as categorias de base do Palmeiras, onde ganhou as Libertadores de 2020 e 2021, entre outros títulos.
A edição deste ano terá as decisões masculina e feminina no dia 8 de outubro, em local ainda indefinido, mas com promessa de transmissão pela TV Globo.

