Home Outros Esportes Técnica de Brittney Griner desabafa sobre situação da jogadora: “Se fosse LeBron, já estaria em casa”

Técnica de Brittney Griner desabafa sobre situação da jogadora: “Se fosse LeBron, já estaria em casa”

Griner está detida na Rússia há quase cinco meses

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Com o início do julgamento de Brittney Garner, sua técnica no Phoenix Mercury, Vanessa Nygaard, questionou o trabalho do governo dos Estados Unidos para libertar a estrela da WNBA, que está detida na Rússia desde fevereiro, quando foi acusada de portar cartuchos com óleo de haxixe em sua bagagem.

PUBLICIDADE

“Se fosse LeBron, ele já estaria em casa, certo? É uma declaração sobre o valor de uma pessoa negra. É uma declaração sobre o valor de uma pessoa gay. Todas essas coisas. Nós sabemos disso, e é isso que dói um pouco mais”, disse Nygaard.

Anteriormente, a técnica do Mercury havia comparado a situação de Griner com a de Gabby Petito, que foi assassinada pelo namorado enquanto fazia uma trilha: “Aquela mulher branca que estava caminhando e fizemos de tudo para encontrá-la. Ela era da Flórida, foi fazer uma caminhada e seu namorado a matou. Quanta atenção foi dada a isso? BG não tem metade dessa atenção. E isso é um crime. Isso é uma declaração sobre nossa sociedade e quem valorizamos, e precisamos mudar isso”.

PUBLICIDADE

A esposa da jogadora, Cherelle Griner, também pediu mais dedicação do governo durante entrevista dada à CNN no mês passado. “Eu não acho que o esforço máximo está sendo feito porque, novamente, a retórica e as ações não combinam”.

Em carta ao presidente Joe Biden divulgada no dia 4 de julho, quando se comemora a independência dos Estados Unidos, Brittney Griner disse ter medo de não recuperar sua liberdade. Se considerada culpada, ela pode pegar até 10 anos de prisão. “Enquanto estou sentada aqui em uma prisão russa, sozinha com meus pensamentos e sem a proteção de minha esposa, família, amigos, camisa olímpica ou qualquer conquista, estou com medo de ficar aqui para sempre”, escreveu Griner.

“Sei que você [Biden] está lidando com tanta coisa, mas, por favor, não se esqueça de mim e dos outros detentos. Por favor, faça tudo o que puder para nos trazer para casa”, completou a jogadora.

Enquanto isso, o governo norte-americano alega que o presidente está fazendo o possível para libertá-la, e, de acordo com o Conselho de Segurança Nacional, Biden “tem sido claro sobre a necessidade de ver todos os cidadãos dos EUA que são reféns ou foram detidos injustamente no exterior libertados, incluindo Brittney Griner”.

PUBLICIDADE

Especialistas em direito dizem que há alta probabilidade de Griner ser condenada. Eles acreditam que a melhor chance da atleta ser liberada é por meio de uma troca de prisioneiros entre os países.

Recentemente, a corte russa estendeu a detenção da jogadora até o dia 20 de dezembro. A próxima audiência do caso está marcada para a próxima quinta-feira (07).