Home Futebol Confira o retrospecto dos times nordestinos na Libertadores após eliminação do Fortaleza

Confira o retrospecto dos times nordestinos na Libertadores após eliminação do Fortaleza

Fortaleza foi eliminado pelo Estudiantes e não conseguiu fazer história na Libertadores

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na noite de ontem (07), o Fortaleza foi goleado pelo Estudiantes, por 3 a 0, e se despediu da Libertadores nas oitavas de final. Se o Fortaleza passasse para as quartas, ele iria igualar a melhor campanha de um time nordestino na história da competição continental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O único time nordestino que chegou as quartas de final foi o Bahia, por duas vezes. A primeira foi em 1960, na primeira edição da Libertadores. Por ter sido o campeão brasileiro de 59, o clube nordestino foi o único representante do Brasil.

O Bahia caiu nas quartas de final, o que não foi na realidade uma campanha boa, já que a competição já começou nessa fase. Ele enfrentou o San Lorenzo, da Argentina e perdeu o primeiro jogo por 3 a 0. Na volta, venceu por 3 a 2, mas não foi o suficiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A outra vez que o Bahia perdeu nas quartas de final foi em 1989. Dessa vez, já com fase de grupos, o Bahia se classificou em primeiro em um grupo que tinha Internacional, Deportivo Táchira e Marítimo – estes dois, da Venezuela. Nas oitavas, o Bahia superou o Universitário, do Peru. Nas quartas, foi eliminado pelo Internacional.

Outras campanhas

Além da atual campanha do Fortaleza e das duas campanhas de quartas de final do Bahia, apenas outras quatro edições de Libertadores tivemos um time nordestino.

Se as melhores campanhas foram do Bahia, a pior também foi. Em 1964 o Bahia caiu na fase preliminar, uma antes da fase de grupos. Enfrentou o Deportivo Italia, da Venezuela, e acabou dando adeus de forma precoce após um empate em 0 a 0 no primeiro jogo e uma derrota por 2 a 1 na volta.

PUBLICIDADE

Depois, tivemos dois times caindo na fase de grupos. O primeiro deles foi o Náutico, em 1968. O clube pernambucano foi o vice-campeão brasileiro de 1967. Caiu no grupo que contava com Palmeiras, Deportivo Portugués e Deportivo Galicia, ambos da Venezuela. Se classificaram o Palmeiras e o Deportivo Portugués.

PUBLICIDADE

O outro nordestino a cair na fase de grupos foi o Sport, em 1988. Ele disputou o torneio por ter sido campeão brasileiro em 1987. No grupo havia o Guarani, Universtitário e Alianza Lima – estes dois, do Peru. Se classificaram o Guarani e Universitário.

Por fim, o último nordestino que havia disputado a Libertadores foi o Sport, em 2009, por ter sido campeão da Copa do Brasil em 2008.

Em um grupo da morte, que contava com Palmeiras, LDU (Equador) e Colo-Colo (Chile), o Sport se classificou em primeiro. Quem se classificou em segundo foi o Palmeiras. E quis o destino que as duas equipes se cruzassem novamente logo nas oitavas. Melhor para o Palmeiras, que se classificou nos pênaltis, com São Marcos defendendo três cobranças.

Better Collective