Home Esportes Olímpicos Tour de France 2022: saiba mais sobre a histórica corrida e veja onde assistir

Tour de France 2022: saiba mais sobre a histórica corrida e veja onde assistir

Competição vai até 24 de julho, com mais de 3.300 km de trajeto passando por quatro países e várias subidas de montanha

Fernando Cesarotti
Jornalista.
PUBLICIDADE

O Tour de France, mais tradicional competição internacional de ciclismo de estrada, o Tour de France começou neste fim de semana e vai até o dia 24 de julho, dia da tradicional chegada na avenida Champs-Elysées, sob o Arco do Triunfo e com a Torre Eiffel ao fundo.

Até lá, serão 21 etapas, com três dias de descanso intercalados às segundas-feiras. Ao topo, os atletas vão pedalar com 3.349 km, boa parte deles em subida de montanha, e passar por quatro países. O primeiro deles foi a Dinamarca, palco das primeiras etapas, neste fim de semana.

Na sexta-feira, a etapa inicial, um trecho curto de tomada de tempo de 13,2 km, foi disputada na capital Copenhague e teve a vitória do belga Yves Lampaert. Neste sábado, o holandês Fabio Jakobsen venceu a etapa de 202,5 km de estrada entre Roskilde e Nyborg.

PUBLICIDADE

O belga Wout van Aert, que chegou em segundo, lidera a classificação geral, que é feita pela soma dos tempos dos atletas. Pelas regras, todos os atletas que chegam no pelotão do vencedor, com pelo menos parte das rodas de forma simultânea à bicicleta do líder, contam o mesmo tempo.

Lampert, um dos candidatos ao título, se envolveu num acidente que embolou dezenas de ciclistas no trajeto deste sábado e caiu para a segunda posição no geral, seguido pelo esloveno Tadej Pogacar, atual bicampeão da prova.

Onde assistir o Tour de France

O fã de ciclismo pode acompanhar as transmissões das etapas no canais ESPN, sempre pela manhã. A etapa deste domingo, a última na Dinamarca, terá 182 km de extensão entre as cidades de Vejle e Sonderborg. A transmissão começa ainda de madrugada, por volta das 4h (de Brasília), e também pode ser visto no aplicativo Star+.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira, ciclistas e bicicletas serão deslocados até o norte da França, em Dunkirk, e na terça-feira. Até o fim da semana, haverá as primeiras etapas de montanha e passagem por territórios da Bélgica e da Suíça. Mas é na segunda semana completa, a partir do dia 12 deste mês, que o drama de subida começa, com a passagem pelos Alpes e pelos Pirineus.

Tradição e novidade

O Tour de France é a mais antiga das grandes provas de ciclismo. Foi criada em 1903 e é disputado de forma ininterrupta desde 1947, quando o país ainda se recuperava dos danos causados pela Segunda Guerra Mundial.

A prova tem várias categorias de disputa e premiação. A classificação geral é a mais famosa, e garante ao seu líder a chance de vestir a camisa amarela na etapa seguinte – será o caso de Van Aert neste domingo. Há também a classificação por pontos, que dá ao líder a camiseta verde, e a classificação específica de tempo para as etapas de montanha, que garante ao seu líder o uso da camiseta branca com bolinhas vermelhas. Desde 2020, Pogacar venceu também a classificação geral por tempo como a de montanha.

Nos últimos anos, a principal preocupação dos organizadores foi tentar aperfeiçoar a luta contra o doping, depois de enfrentar dezenas de casos que comprometeram o status do esporte e da própria prova.

PUBLICIDADE

O caso mais grave foi o do norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da prova entre 1999 e 2005, cujo doping só seria descoberto anos mais tarde. Seus títulos foram todos cassados e essas provas aparecem na lista como sem vencedores.

Para este ano, a prova apresenta como grande novidade o retorno da versão feminina, pela primeira vez com o nome Tour de France Femmes. A prova feminina já várias versões, mas sempre houve questões logísticas, segundo a empresa responsável pela prova, que impedem a realização paralela das duas provas.

Assim, a igualdade de gênero ainda passa longe: a Tour Femmes deste ano terá apenas oito etapas, começando em Paris, no dia 24, junto com o encerramento da prova masculina, e seguindo até o dia 31.