Home Extracampo Camisas negras do Vasco será tema de produção da Amazon com Lázaro Ramos

Camisas negras do Vasco será tema de produção da Amazon com Lázaro Ramos

Ator consagrado entre filmes, novelas e apresentações participará da produção do Prime Vídeo que demonstra história de resistência do clube vascaíno

Anderson Carlos Meira Rodrigues
Colaborador do Torcedores

A equipe do Vasco de 1923 entrou para a história. Talvez a história mais bonita do Vasco da Gama. Isso porque naquele ano o time da Cruz de Malta venceu o Campeonato Carioca. Mas foi mais que um título. O time que utilizava ainda o uniforme todo preto sem a faixa branca atual, foi campeão tendo no seu elenco muitos mulatos e negros. Na época o outros tradicionais times do Rio de Janeiro não tinham em seu elenco negros. Assim, o elenco campeão ficou conhecido como os Camisas Negras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se naquela época o feito foi muito comemorado. Atualmente essa conquista é vista como um símbolo de resistência e luta contra o racismo. Sobretudo pelo fato que o racismo não se encerrou entre grupos na sociedade brasileira. Por isso, a história ainda é contada com orgulho por vascaínos. Nesse sentido, o grupo de Marketing do Vasco pretende utilizar esta história. Com isso, surge a oportunidade de contar esta história em uma plataforma de filmes: a Amazon.

Lázaro Ramos na direção

A Prime Vídeo através da Amazon Studios está produzindo um trabalho sobre os “Camisas Negras Vascaínos”. A princípio o filme será lançado em 2024, mas já se confirma que Lázaro Ramos estará na direção. O ator baiano é torcedor do Vitória, mas decerto admira a história de resistência do Vasco da Gama. Além disso, sua esposa e também atriz Taís Araújo é declaradamente torcedora do Gigante da Colina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lázaro Ramos tem sido uma grande voz ligada a luta contra o racismo. Ele já interpretou no teatro Luther King, pastor protestante e ativista histórico contra o racismo existente nos EUA durante o século XX. Além disso, o ator já lançou um livro sobre o tema chamado de “Na Minha Pele”.

Walmer Peres / Reprodução Twitter

Nesta terça feira, Lázaro Ramos esteve em São Januário com o intuito de ter acesso a documentos históricos. Tais informações sobre a história do Vasco estão contidos na sede do clube no Centro de Memória do Vasco. Desta forma, o projeto ainda está no campo da pesquisa, ou seja, temos poucas informações de como será montada o enredo.

Ano do lançamento possui um significado

A previsão do ano de lançamento do filme não é um mero prazo. Em 2024 o Vasco da Gama terá 100 anos da famosa “Resposta Histórica”. Este fato ocorreu quando em 1924 os vascaínos se recusaram participar do campeonato carioca daquele ano. Isso porque, mesmo tendo sido campeão no ano anterior, o time do Vasco foi proibido de inscrever boa parte do seu elenco para competição. A principal justificativa estava nas “profissões duvidosas” que estes jogadores tinham secularmente.

PUBLICIDADE

No entanto, o que estava realmente em jogo era a discriminação aos jogadores negros e de origem humilde. Por isso, em uma atitude de respeito a aqueles que fizeram o Vasco um time campeão o time dos Camisas Negras desistiram da competição. Nesse sentido, o ano de lançamento do filme possui um grande significado. Inegavelmente o Vasco da Gama tem seu lugar de fala na luta contra o racismo.

PUBLICIDADE
Better Collective