Home Futebol 5 notícias do Botafogo hoje que bombaram (29/08)

5 notícias do Botafogo hoje que bombaram (29/08)

Glorioso perdeu por 1 a 0 para o Flamengo no estádio Nilton Santos e se aproxima perigosamente do Z4 do Brasileirão Série A

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Botafogo está a apenas dois pontos do Cuiabá, o primeiro que seria rebaixado se o Brasileirão Série A terminasse hoje. Assim, a derrota do Fogão para o Flamengo neste domingo (28) aumentou para cinco jogos o jejum de vitórias da equipe. Leia as cinco notícias do Botafogo que bombaram hoje.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agosto inteiro sem vitórias do Botafogo

O gol de Arturo Vidal aos 12 minutos do segundo tempo consolidou o mês sem triunfos do Botafogo. Dessa forma, a equipe de Luís Castro realizou quatro partidas em agosto e não venceu nenhuma. Afinal, foram três empates, sendo dois deles em casa para Ceará (1 a 1) e Atlético-GO (0 a 0). Na única partida fora do estádio Nilton Santos no mês, o Glorioso ficou no 2 a 2 com o lanterna Juventude, em Caxias do Sul. Por fim, no último jogo de agosto, o Fogão perdeu por 1 a 0 para o Flamengo. O jejum atualmente é de cinco rodadas, pois a derradeira vitória do Botafogo aconteceu contra o Athletico-PR: 2 a 0 em 23 de julho, pela 19ª rodada do Brasileirão Série A.

Sexta derrota seguida do Botafogo para o rival no Nilton Santos

O revés para o Flamengo foi o sexto consecutivo do Botafogo contra o adversário em casa. Ou seja, o Rubro-negro não conhece outro resultado a não ser vitórias no estádio Nilton Santos desde 2018, quando o Glorioso bateu o rival por 2 a 1. De lá para cá, o Flamengo fez 2 a 1 pelo Campeonato Carioca de 2019, dois 1 a 0 nas edições do Brasileirão Série A de 2019 e 2020, um 2 a 0 pelo Estadual do ano passado, 3 a 1 no Carioca de 2022 e, por fim, o 1 a 0 de ontem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Distância do Z4 cai para dois pontos

Mesmo que tenha amargado mais um resultado negativo, a rodada beneficiou o Botafogo. Afinal, o Glorioso permaneceu na 14ª colocação com 27 pontos. Ainda assim, a distância para a zona de rebaixamento diminuiu de três para dois pontos, pois o Cuiabá, que soma 25, é o 17º lugar. E o próximo compromisso do Fogão será difícil. A equipe de Luís Castro enfrentará o embalado Fortaleza no Castelão no domingo (04). O time cearense realiza a melhor campanha do returno, com 100% de aproveitamento a partir da 20ª rodada e cinco vitórias consecutivas.

Preocupação de Luís Castro

O técnico do Botafogo deixou clara a sua apreensão pelo atual momento da equipe e as proximidades com o Z4 do Brasileirão Série A, na coletiva pós-jogo. “Eu também estou preocupado com a zona de rebaixamento, assim como todo torcedor. Todo treinador tem de ficar preocupado, porque o objetivo do trabalho não é esse. Entendo essa preocupação do torcedor, porque também a tenho, mas a nossa única solução é o trabalho”, declarou Luís Castro, que considerou a atitude do Fogão competitiva contra o Flamengo. “Infelizmente não marcamos o gol, mas estivemos muito perto”, lamentou o treinador.

Além disso, Luís Castro achou o revés do Botafogo injusto no clássico. “O gol aconteceu num desajuste que é normal numa linha nova. Nos levou a uma derrota, que na nossa opinião, não foi justa. O empate seria mais justo, mas não há justiça no futebol”, avaliou.

PUBLICIDADE

Críticas da imprensa ao time

No programa Bate-Pronto, da Jovem Pan, o comentarista Mauro Cezar Pereira considera o Botafogo muito distante de um protagonismo, que apareceu pela última vez há quase 10 anos atrás, na opinião do jornalista. “O Botafogo nos últimos anos ele decaiu muito, ele teve rebaixamentos, tem uma dívida colossal, foi vendido agora para tentar recuperar uma posição de mínimo destaque. O Botafogo hoje virou um coadjuvante, hoje ele não briga pelos principais títulos. A última vez que fez isso, foi em 2013, contra o Cruzeiro, que foi campeão. Pra montar aquele time, o Botafogo se endividou mais do que nunca e o resultado está aí”, analisou.

PUBLICIDADE

Já Renato Maurício Prado criticou em seu Twitter os reforços contratados pela equipe. “SAF do Botafogo contrata sem parar, mas só traz baranga!”, disparou o jornalista.

Better Collective