O Palmeiras foi derrotado pelo Athletico nesta terça-feira (30), em duelo válido pela ida das semifinais da Libertadores. Jogando na Arena da Baixada, o técnico Abel Ferreira criticou a falta de eficácia do ataque alviverde.
Em entrevista coletiva, o português ressaltou dois erros do argentino Flaco López no primeiro tempo. O jogador substituiu Gustavo Scarpa (suspenso), mudando a formação tática do Palmeiras, que contou com Dudu e Rony como pontas.
“Nesses jogos, eficácia é determinante. A primeira e grande chance do jogo foi nossa, nós sabíamos que seria difícil. Tivemos três chances para fazer o gol. Uma clara com o López, que foi precipitado e vai ter mais calma para fazer isso em outros jogos”, disse o técnico alviverde.
“Queríamos ter um centroavante que ligasse o jogo e prendesse a bola, abrindo espaço. Optamos pelo López porque ele sabe jogar de frente e com esse tipo de jogo. Essa foi nossa ideia, ter um jogador que sabia buscar espaço nas costas (da defesa rival)”, explicou Abel Ferreira.
Na visão do comandante alviverde, o Palmeiras poderia ter feito o gol de empate após a expulsão de Hugo Moura, no segundo tempo.
“Foi um jogo encaixado, difícil. Quando o adversário ficou com um a menos, nó tivemos cinco finalizações e poderíamos ter feito o nosso gol. O Athletico é uma equipe que defende bem e vence. Mas jogaremos em casa, faremos de tudo para virar o jogo”, ressaltou Abel Ferreira, que ainda falou sobre Felipão, técnico do Athletico.
“O treinador deles é astuto e a equipe sabe jogar bem da forma que joga. Agora é na nossa casa e temos a intenção clara. Precisamos ser inteligentes e ter calma. Raramente ficamos os jogos em branco (sem fazer gols), mas hoje não conseguimos”, comentou.
O jogo de volta entre Palmeiras e Athletico acontecerá no dia 6 de setembro, na próxima terça-feira. Para o duelo no Allianz Parque, Abel Ferreira poderá contar com o retorno de Gustavo Scarpa para o meio. Porém, o volante Danilo ainda cumprirá mais um jogo de suspensão.
A dúvida fica por conta de Raphael Veiga. O meia-atacante saiu lesionado no confronto com o Athletico nesta quarta. As imagens do meia na saída do estádio preocupam os torcedores. Assim, o Palmeiras deve fazer exames durante a semana para entender a situação do jogador.
Abel Ferreira exalta preparação do Palmeiras
Durante a conversa com os jornalistas na Arena da Baixada, o técnico português ressaltou que o Palmeiras vem de uma sequência dura de jogos. O time enfrentou os três adversários pelo título do Brasileirão nos últimos dias: Corinthians, Flamengo e Fluminense.
“São jogos difíceis em uma sequência difícil. Sabemos que seria difícil quando estamos para ganhar. Os jogadores estão preparados para isso, treinamos muito para estar nessa fase final e o Athletico queimou uma gordura para trabalhar nesse jogo. Nós nos preparamos em dois dias. Estamos trabalhando para estarmos bem em duas decisões, nos preparamos para isso. Os adversários que enfrentamos são do nosso nível e sabemos da dificuldade”, afirmou Abel Ferreira.

