Alvo de São Paulo e Flamengo, Neto deixa Barcelona e acerta com time da Premier League
Após quatro anos no Barca, goleiro Neto, troca de ares e irá defender o Bournemouth nesta temporada
Divulgação / Bournemouth
Sem espaço no Barcelona e em meio a uma necessidade de aliviar a folha salarial do clube, o goleiro brasileiro irá atuar na Premier League neste ano. Neste domingo (7), ele foi confirmado como reforço do Bournemouth.
Dessa forma, ele adia seu retorno ao futebol brasileiro. Isso porque nos últimos meses as informações eram de que Flamengo e São Paulo tinham interesse em sua contratação.
“Meu sonho sempre foi jogar à Premier League. Eu tive sorte de jogar o Campeonato Italiano e LaLiga. Tive ótimas experiências e acho que Deus me trouxe aqui por uma razão. Eu tenho muita sorte por ter essa oportunidade. Eu espero e quero fazer meu melhor para ajudar meus companheiros e o Bournemouth e fazer grandes coisas”, declarou Neto, após ser oficializado pelo seu novo clube.
"My dream has always been to be here in the Premier League" ❤️
— AFC Bournemouth 🍒 (@afcbournemouth) August 7, 2022
New signing Neto has played in Serie A and La Liga and now gets to achieve a lifelong ambition with the Cherries 🗣️
Conforme divulgado pelo clube, o goleiro chega a equipe inglesa com uma transferência sem custos, por um contrato de um ano.
Chegada ao clube inglês
O brasileiro é o quarto reforço do clube para a temporada 2022-23 da Premier League. Ele chega após o Bournemouth confirmar as chegadas de Joe Rothwell, Ryan Fredericks e Marcus Tavernier. Neill Blake, CEO do clube, celebrou a contratação do goleiro brasileiro.
“Poder atrair um goleiro do calibre de Neto é muito prazeroso. Nós estamos satisfeitos que ele tenha escolhido se juntar a nós. Ele tem uma vasta experiência em alto nível de jogo. Eu tenho certeza que ele será um grande triunfo para nós.



Retorno ao Brasil especulado
Nos últimos meses foi noticiado que clubes do futebol brasileiro teriam interesse em repatriar o goleiro. Dentre os principais nomes, foi citado que Flamengo e São Paulo sondaram o Barça.
No caso do Mengão o nome esteve em pauta antes do clube acertar a compra do goleiro Santos, mas com a provável saída de Diego Alves e um possível empréstimo de Hugo Souza ao futebol português, os dirigentes estudam contratar mais um goleiro e Neto era um dos cotados.
Já no Tricolor essa possibilidade surgiu para ele disputar posição com Jandrei e mais recentemente com a lesão do goleiro titular. Mas a equipe paulista optou por contratar Felipe Alves, do Juventude.
Saída do Barcelona
Apesar de ser útil ao elenco, sua saída do Barça já era praticamente certa nesta temporada. Isso porque o clube catalão vive uma necessidade de ajustes na sua folha salarial, por conta da situação financeira. Inclusive Neto era um dos nomes que estava na lista de dispensas para essa temporada.
Carreira de Neto
Após passar pela base do Cruzeiro, o goleiro de 33 anos defendeu as categorias iniciais do Athletico Paranaense, onde se profissionalizou em 2009.
Após uma temporada no time principal do Furacão ele começou sua carreira no futebol europeu. De 2011 a 2015 ele defendeu a Fiorentina e em seguida a Juventus, no futebol italiano. Já em 2017 ele se transferiu para o Valencia, onde atuou até acertar sua ida ao Barcelona, em 2019.
Além de atuar por grandes europeus, Neto também defendeu a seleção brasileira sub-23 e a equipe principal.

