Home Futebol Argentina, França e mais: 6 campeãs mundiais que acabaram eliminadas na fase de grupos da Copa do Mundo

Argentina, França e mais: 6 campeãs mundiais que acabaram eliminadas na fase de grupos da Copa do Mundo

Diversos países eram os campeões das edições anteriores e caíram na fase de grupos

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

A Copa do Mundo 2022 no Catar deve marcar mais uma edição histórica do torneio. Afinal, estamos falando da melhor e maior competição de futebol do mundo. Além disso, virou tradição zebras, surpresas e vexames de algumas das consideradas seleções “grandalhonas”. Portanto, o Torcedores.com, relembra as campeãs mundiais que caíram na fase de grupos do torneio.

PUBLICIDADE

Argentina – 2002

Uma das maiores decepções da história das Copas. O país argentino vivia um momento de recuperação após uma grande crise econômica, para os torcedores responder as dificuldades e o jejum de títulos estava ligado a uma boa campanha na competição. Treinando a equipe simplesmente Marcelo Bielsa, em alta após trabalhos no país natal. No entanto, a Argentina somou apenas 4 pontos e ficou na terceira colocação em um grupo com Suécia, Inglaterra e Nigéria.

Por curiosidade ou destino, aquele elenco contava com nomes que hoje são treinadores renomados, casos de Diego Simeone, Pocchetino, Hernán Crespo e Marcelo Gallardo.

PUBLICIDADE

França – 2002 e 2010

Atual campeã do mundo não tem um bom histórico quando chega nas finais da Copa do Mundo. Primeiramente, após vencer em 1998, os franceses com boa parte do esquadrão campeão chocaram o mundo no revés para Senegal, logo na estreia. Em seguida, com Zidane enfrentando problemas físicos, os franceses somaram apenas um ponto contra o Uruguai, perdendo para Dinamarca na última rodada.

Em 2010, a seleção francesa vice-campeã mundial passou por uma grande renovação após a aposentadoria de nomes como Zidane e Patrick Vieira. Os europeus apostaram as fichas em jogadores como Ribery e Gignac, além da experiência de Thierry Henry, grande líder daquela seleção. Novamente, a França somou apenas um ponto no grupo A, perdendo para anfitriã África do Sul, o México e empatando com o Uruguai.

Itália – 2010 e 2014

Da mesma forma que os franceses, a Itália campeã do mundo também caiu na fase de grupos. Em 2010, com uma seleção que juntava juventude com remanescentes do título mundial, os italianos liderados por Cannavaro, Buffon e companhia, somaram apenas dois pontos em um grupo extremamente frágil com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia.

Abrindo os vexames na Copa do Mundo disputado no Brasil, a seleção novamente decepcionou. Desta vez, com uma equipe repleta de nomes questionáveis, a Itália venceu apenas um jogo diante da Inglaterra, somando três pontos.

PUBLICIDADE

Espanha – 2014

Na época, a Espanha de Vicente Del Bosque era não só campeã europeia, como também defensora do título mundial conquistado anteriormente. No entanto, mesmo com a chegada de Diego Costa ao ataque, os espanhóis proporcionaram um verdadeiro vexame.

No jogo decisivo, levaram o “troco” da Holanda com um show de Robben, Van Persie e companhia. A La Roja ainda perdeu para o Chile e venceu apenas a lanterninha Austrália, na estreia.

Inglaterra – 2014

Grupo D no papel era tratado como o da ‘morte’, com três campeões mundiais: Uruguai, Inglaterra e Itália, enquanto a Costa Rica seria o saco de pancadas. Entretanto, no campo a história foi completamente diferente.

O English Team na verdade foi a única seleção que não perdeu para os costa-riquenhos, mas acabou derrotado nos outros dois jogos. De modo geral, os britânicos não ostentavam de um grande elenco, contudo, aquela participação marcou a despedida de Rooney, Lampard e Gerrard em uma Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Alemanha – 2018

Mais uma campeã do mundo, Alemanha manteve seu treinador Joachim Low para disputa de 2018. Diferente das demais seleções, mesmo com um bom rendimento na edição anterior, os alemães não chegaram com a mesma força em 2018.

Sem nomes como Philip Lahm e Schweinsteiger, os germânicos ainda encontram dificuldades para uma renovação. Dessa forma, foram apenas três pontos conquistados com uma vitória diante da Súecia. Entre os tropeços, um mais “marcante” contra a Coreia do Sul, de Son Heung-min.