Home Futebol Athletico Paranaense conta com três jogadores na lista dos mais promissores do mundo

Athletico Paranaense conta com três jogadores na lista dos mais promissores do mundo

Semifinalista da Libertadores, o Athletico tem bons jovens jogadores

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Athletico Paranaense se prepara para encarar o Palmeiras, amanhã (30), pela semifinal da Libertadores. Porém, o time de Felipão virou assunto por outra coisa.

PUBLICIDADE

Em uma lista feita pelo portal de pesquisa CIES Football Observatory, o clube paranaense tem três jogadores entre os 250 mais promissores do mundo: Tomás Cuello, Abner e Vitor Roque.

Cuello aparece como o melhor athleticano, com pontuação de 85 (máximo é 100 pontos). Ele está, por exemplo, uma posição atrás de Vlahovic, da Juventus.

PUBLICIDADE

O argentino aparece na 18ª posição, ficando à frente de Du Queiroz (Corinthians), Matheuzinho (Flamengo) e López (Palmeiras), que atuam no Brasil. Além de nomes conhecidos no futebol mundial como Caqueret (Lyon) e Doucouré (Crystal Palace).

Entre os outros jovens do time, Abner vem logo atrás, na 31ª colocação, com pontuação de 81.6. O curioso é que nessa lista, ele é definido como um armador/criador, mas sua posição de origem é a lateral-esquerda.

Critério de avaliação

A lista é feita com base na estatística do Impact Score, que mede o impacto de cada jogador. Ele leva em conta algumas coisas, como o nível das partidas disputadas, a quantidade de minutos jogados nos últimos 365 dias (período de um ano), além de sua performance comparada em relação a seus companheiros e adversários. Também consideram o papel e a importância que cada atleta desempenha dentro do esquema de seu time.

Lista geral

Se pegarmos a lista geral do Impact Score, e não apenas os jovens jogadores promissores, o jogador do Athletico que tem a maior pontuação é Fernandinho, com 85.7 pontos. O segundo melhor é Cuello, com 85. Pedro Henrique aparece como terceiro melhor athleticano, seguido pelo goleiro Bento, que vem em quarto lugar.

PUBLICIDADE

Revelado pelo Athletico, em 2001, Fernandinho disputou nove temporadas pelo Manchester City, onde foi campeão de quase tudo. Em junho, retornou ao Athletico, aos 37 anos. Esse deverá ser o seu último time da carreira. Fernandinho ainda disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018).

Veja a lista dos 10 melhores do Furacão:

1 – Fernandinho: 85,7
2 – Cuello: 85,0
3 – Pedro Henrique: 83,7
4 – Bento: 83,0
5 – Erick: 82,3
6 – Abner: 81,6
7 – Terans: 79,5
8 – Khellven: 75,9
9 – Hugo Moura: 75,3
10 – Thiago Heleno: 74,6

Com Fernandinho e companhia em campo, o Athletico Paranaense enfrenta o Palmeiras amanhã (30), às 21h30, na Arena da Baixada, pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores. O Furacão busca esse título inédito, onde sua melhor colocação foi o vice-campeonato em 2005.

PUBLICIDADE

O técnico do Athletico, Luiz Felipe Scolari, já venceu duas vezes a competição: em 1995, pelo Grêmio e em 1999, pelo Palmeiras, adversário desta terça.