Home Futebol Athletico x Palmeiras: quem leva a melhor no retrospecto do confronto? Confira

Athletico x Palmeiras: quem leva a melhor no retrospecto do confronto? Confira

Aqui no Torcedores as informações e curiosidades sobre o duelo das semifinais da Libertadores, que já aconteceu 64 vezes

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Athletico e Palmeiras começam a decidir nesta terça (30) quem se classifica para a grande decisão da Copa Libertadores da América. A partida de ida das semifinais acontece a partir das 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, e o jogo de volta está marcado para a próxima semana, na terça-feira dia 6 de setembro, também às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os dois clubes disputaram o troféu da Recopa Sul-Americana deste ano, conquistado pelo Palmeiras, em duelo que também marcou o primeiro encontro entre Furacão e Verdão em uma competição continental.

E você, torcedor athleticano ou palmeirense, sabe quem é o maior vencedor da história desse confronto, que acontece pela sexta vez em mata-mata?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJNVk82d0hmayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O primeiro jogo foi realizado no estádio Joaquim Américo (atual Arena da Baixada) em 23 de janeiro de 1938, pelo Torneio do Paraná, e o então Palestra Itália (que quatro anos depois se tornou Palmeiras) saiu vitorioso pelo placar de 3 x 1.

E a última vez em que os dois times estiveram frente a frente foi em julho passado, no Allianz Parque, em duelo da 15ª rodada do Brasileirão Série A. Na ocasião, o Athletico surpreendeu os donos da casa ao vencer por 2 x 0, com gols do atacante Vítor Roque e do meia Vitor Bueno (em cobrança de pênalti).

PUBLICIDADE

Segundo o site oficial do Palmeiras, os dois semifinalistas da Libertadores já se enfrentaram em 64 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao time alviverde, que venceu 32 vezes contra 12 triunfos da equipe rubro-negra, mais 20 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

O Verdão assinalou 93 gols sobre o Furacão e sofreu 65, somando um saldo positivo de 28 tentos.

O marcador mais elástico a favor do Palmeiras é de 4 x 0 e aconteceu no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro de 2016. Curiosamente, este também foi o placar da maior goleada (4 x 0) do Athletico, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão de 2005.

Na condição de mandante, o Furacão também apresenta desvantagem: são 34 jogos, com oito vitórias rubro-negras contra 12 derrotas, além de 14 empates.

Atuando em seus domínios, a superioridade do Verdão volta a prevalecer nos 30 jogos disputados, sendo 20 triunfos, apenas quatro derrotas e seis empates.

PUBLICIDADE
Better Collective