A atleta italiana Linda Cerruti, de 28 anos de idade, foi um dos principais nomes do Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos, disputado neste mês de agosto na cidade de Roma, capital da Itália.
Cerruti conquistou nada menos do que oito medalhas no total, sendo seis de prata e duas de bronze na competição de nado sincronizado.
Em sua conta pessoal do Instagram, a atleta postou uma foto fazendo pose artística e com as oito medalhas penduradas nas pernas. E recebeu comentários que não gostaria de ler.
No dia seguinte, ela se revoltou com as mensagens sexistas que foram feitas em publicações da imprensa no Facebook e fez uma nova postagem reclamando (veja ao final da matéria).
“Compartilhei uma foto na praia, onde cultivei meus primeiros sonhos e que também tem um forte valor simbólico para mim. Na foto estou numa pose artística típica da minha modalidade, de cabeça para baixo, juntamente com as oito medalhas que conquistei”, disse a nadadora.
“Um amigo me mandou as mensagens feitos em cima dessa foto e estou literalmente atordoada e enojada pelas centenas, provavelmente milhares, de comentários impróprios, sexistas e vulgares”, continuou.
“Depois de mais de 20 anos de treinamento e sacrifícios, acho no mínimo vergonhoso e dói muito meu coração ler essas pessoas fazendo piadas que sexualizam meu corpo. Será que uma bunda e duas pernas é realmente o que importam, o tema principal a se falar?”, esbravejou Linda Cerruti
“O mínimo, e a única coisa que posso fazer, é denunciar a inadequação desses comentários, espelho de uma sociedade que ainda é muito machista e muito diferente daquela em que gostaria de viver e criar meus filhos um dia”, comentou a atleta.
Linda Cerutti tem 23 medalhas conquistadas na carreira em Campeonatos Europeus de Esportes Aquáticos, sendo 14 de bronze e 9 de prata. Em Mundiais, são duas de prata e duas de bronze, todas no nado sincronizado.

