A derrota para o Internacional no último domingo (31) na rodada de abertura do returno do Brasileirão Série A aumentou a pressão em cima do Atlético-MG às vésperas do primeiro confronto das quartas de final da Libertadores, contra o Palmeiras. Além disso, fez o time chegar a uma marca negativa que não conseguia há algum tempo.
Com os tropeços do Galo para o Inter e, antes, a derrota para o Corinthians, foi a primeira vez em 90 partidas em que o clube mineiro perdeu dois jogos seguidos numa temporada. A última vez em que isso aconteceu foi em junho de 2021, também em jogos do Brasileirão.
Desde junho do ano passado, que o @Atletico não perdia 2 jogos seguidos. Demorou 90 partidas para o Galo repetir a sequência negativa.
— SÉRIE A EM NÚMEROS (@SerieAemNumeros) July 31, 2022
Naquela ocasião, a equipe perdera jogos para Ceará e Santos seguidamente. De lá para cá, o Atlético-MG tinha conseguido manter sequências sem perder até os dois últimos finais de semana, quando saiu derrotado das partidas contra corintianos e colorados.
Se o time conseguiu reagir no período anterior para conquistar o título brasileiro, a situação atleticana é um tanto diferente agora. O Galo é o sétimo colocado da tabela de classificação do Brasileirão Série A 2022, com 32 pontos. São dez de diferença para o líder Palmeiras e seis para o Corinthians, vice-líder da competição. Para poder chegar forte na briga pela liderança, teria que não apenas torcer contra os rivais, mais fazer uma arrancada forte de resultados para encostar nos primeiros colocados.
E isso ainda com uma partida importante pela frente, contra o mesmo Verdão, agora pela Libertadores. Com a pressão dos maus resultados recentes, o time mineiro terá de mostrar serviço para tentar levar um resultado positivo para volta, em São Paulo. E, depois, enfrentar o Athletico Paranaense pelo Brasileirão, na rodada do fim de semana.

